Findadas as festividades natalícias - e a breves dias da mudança de ano -, Arouca e Gil Vicente protagonizam, esta sexta-feira, a partida inaugural da 16.ª jornada da Liga Portugal - a última de 2024. Desta forma, os galos deslocam-se ao reduto dos arouquenses e o pontapé inicial está marcado para as 20h15.

Liga Portugal Betclic 2024/25

FC Arouca (18.�)
15J 3V 2E 10D (9-26)
Forma: EDDVD
D1: Gil Vicente (C) 27/12
Gil Vicente (10.�)
15J 4V 5E 6D (17-24)
Forma: DDVVE
D1: FC Arouca (F) 27/12

Relativamente ao momento de forma, os dois conjuntos vivem fases distintas no campeonato. Desde que Vasco Seabra assumiu o leme da turma de Arouca, os Lobos somam uma vitória, um empate e quatro derrotas em seis duelos e são o lanterna-vermelha da liga. Já os Gilistas, nesse mesmo período, levam dois triunfos, um empate e três desaires, situando-se, assim, no décimo posto da tabela.

A vantagem é clara para o FC Arouca, no que toca ao histórico de confrontos. No total, disputaram-se 15 partidas entre ambas as equipas, sendo que a formação que vai atuar fora de portas nunca conseguiu triunfar. Registaram-se, também, seis empates e nove vitórias para os caseiros.

Na conferência de antevisão, Vasco Seabra elogiou o momento positivo do Gil Vicente - três jogos consecutivos sem perder - e salientou a importância de manter o «registo histórico» frente ao Gil: «Vamos ter um adversário que vem de uma sequência muito boa, nos últimos três jogos fez muito bons resultados. Sabemos também que esse dado histórico vem para o nosso lado e a única coisa que nos cria é a sensação de que temos que trabalhar muito, temos que dedicar tudo aquilo que nós temos para mantermos esse registo histórico.»

Bruno Pinheiro demonstrou desconfiança sobre o «mau momento» do FC Arouca e sublinhou que as equipas «tendem a facilitar» depois de obterem um bom resultado frente a um grande: «É certo que vimos de um resultado positivo, mas sabemos que as equipas, após um jogo bom com um dos grandes, têm tendência a facilitarem. Forma recente do adversário? São momentos e não podemos acreditar que um bom ou mau momento do adversário seja definitivo, temos de estar sempre em alerta.»

Lobos de Arouca ou Galos de Barcelos - quem vai levar a melhor neste confronto nortenho?