"O Sporting Clube Farense informa que as razões subjacentes à aplicação do impedimento de registo de jogadores pela FIFA já foram devidamente resolvidas, tendo sido cumprido integralmente os requisitos exigidos", revelou o emblema algarvio em comunicado.
Neste momento, o Farense aguarda "exclusivamente a autorização formal por parte da FIFA para proceder ao registo de novos jogadores", lê-se na mesma nota.
"O SC Farense mantém um diálogo contínuo com as entidades competentes, empenhando todos os esforços para que esta situação seja ultrapassada no mais breve prazo possível", reforçou o clube de Faro.
O Farense, da I Liga de futebol, está impedido, por tempo indeterminado, de registar novos jogadores pela FIFA, após ter surgido na lista de proibições de registo do organismo, onde ainda consta, segundo a consulta efetuada pela Lusa após o comunicado divulgado pelos algarvios.
A medida foi aplicada ao emblema de Faro no dia 17 de dezembro e estará em vigor "até ser levantada", lê-se no portal de proibições de registo da FIFA, que não esclarece a razão da inelegibilidade temporária.
Na nota divulgada hoje, o Farense frisou "que não abdicará de defender e reivindicar os seus direitos, quer junto da tutela do futebol internacional, quer, se necessário, em instâncias de resolução de litígios".
"Este compromisso traduz a determinação da instituição em proteger a sua integridade e o seu bom nome, assegurando que situações desta natureza sejam rigorosamente analisadas e corrigidas", concluiu o clube algarvio.
Após 15 jornadas, o Farense segue no 17.º e penúltimo lugar da I Liga de futebol, com 12 pontos, recebendo o Vitória de Guimarães para a 16.ª ronda no domingo, às 15.30.
EYP // VR
Lusa/Fim