A Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste desmentiu esta quinta-feira os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) sobre o caso de criança encaminhada para urgência que estava fechada.
Num comunicado enviado às redações, a unidade local informou que carregou a informação na plataforma de sistema de dados mestre da SPMS sobre as datas em que a urgência pediátrica de Torres Vedras estaria fechada.
A ULS do Oeste defendeu que se apure quais procedimentos terão que ser melhorados para assegurar a redundância da informação.
A versão dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) esclarecem que "o erro que originou a situação noticiada decorreu de uma parametrização incorreta no Sistema de Dados Mestre (SDM) por parte da Unidade Local de Saúde (ULS), que não identificou o encerramento da valência durante o feriado de 25 de dezembro".
Os encaminhamentos por parte da Linha SNS 24 foram então feitos de acordo com a informação disponível no Sistema de Dados Mestre (SDM). A mesma nota informativa garante que a Linha SNS 24 continua a "cumprir integralmente as regras instituídas, assegurando que nenhum utente é encaminhado para unidades que estejam oficialmente registadas como fechadas no SDM."