
E novamente a fazer das suas, Fabio Quartararo roubou o protagonismo aos irmãos Márquez ao atacar nos segundos finais o FP2 em Silverstone para assumir a primeira posição, pouco antes das sessões de qualificação.
Tudo a postos para o arranque das sessões do MotoGP em Silverstone este sábado, e embora as previsões atmosféricas apontassem para o céu limpo a verdade é que por agora o tempo estava bastante enublado, contudo sem chuva.
Os primeiros tempos começaram a surgir entretanto e com Pecco Bagnaia a liderar as hostes com uma volta em 2:01.228s, à frente de Marco Bezzecchi e Franco Morbidelli – que terá uma penalização de três lugares na grelha por ser reincidente na apresentação de um ritmo mais lento e assim prejudicar outros pilotos -, Raúl Fernández era quarto e Maverick Viñales quinto.
Bagnaia voltou a melhorar o seu registo e colocou a marca a bater em 1:59.756s, momentos antes de Álex Márquez cair e com os detritos da sua moto em pista a sessão acabou mesmo por ser alvo de bandeira vermelha para que a pista fosse limpa.
E o espanhol da Gresini Racing tentou desde logo voltar à moto e entender o ponto de situação desta:
Algum tempo depois a sessão foi retomada, e não tardou muito para que Pedro Acosta também fosse ao chão na curva 7. O «culpado» parecia fácil de identificar: o tempo frio, que afetava a aderência da pista, forçando os pilotos a fazeres a gestão de uma aceleração cuidada para aumentar a temperatura dos pneus enquanto tinham de ter precauções extra para não caírem.
A sessão continuou e os tempos começaram a cair, a 12 minutos do final, com Fermín Aldeguer a passar para a frente com 1:59.590s, uma diferença de 0.166s sobre Bagnaia, enquanto Joan Mir era terceiro.
No entanto o rookie não ficou muito tempo na frente já que Marc Márquez passou para a dianteira com uma volta em 1:59.178s.
O top cinco estava assim ordenado com oito minutos por correr: Márquez, Aldeguer, Bagnaia, Luca Marini, Mir.
Álex Márquez foi o próximo a chegar aos lugares mais próximos da frente e ficou na terceira posição, sendo que continuou ao ataque e acabaria depois por se colocar a 0.246s do irmão Marc, num filme tantas vezes visto este ano. Bagnaia chegou a terceiro mas o seu tempo foi cancelado foi cancelado
A 30 segundos do final Fabio Quartararo voltou a fazer das suas, com uma volta em 1:59.032s para assim ficar no topo da sessão, ficar em que terminaria!
