O extremo Márkó Filipovity deixou o Alba Fehérvár, na Liga húngara, para vestir a camisola do FC Porto e é o segundo reforço apresentado para a equipa orientada por Fernando Sá.

O internacional húngaro, de 28 anos e 2,04 metros, já jogou no Flamengo, no Brasil, e confessou que a «língua não será um problema». Fora de casa, o jogador também conta com passagens por Itália (Victoria Libertas), Espanha (Obradoiro CAB), Alemanha (Niners Chemnitz), tendo defrontado inclusive o FC Porto quando representava os alemães.

Na última temporada, Filipovity registou médias de 14,5 pontos e 5,4 ressaltos por jogo na principal Liga magiar, números semelhantes aos da FIBA Europe Cup, competição que os dragões também disputaram.

«Escolhi o FC Porto porque é uma das melhores equipas de Portugal e quero fazer parte do sucesso do clube. Conheço o FC Porto desde criança por causa da equipa de futebol. No basquetebol, joguei contra o FC Porto algumas vezes nas competições europeias. A última vez foi há dois anos, quando estava no Niners Chemnitz, e lembro-me que a atmosfera era espetacular e com muitos adeptos», disse em declarações aos meios do clube.

Antes do húngaro, os portistas que partem para a nova época com a missão de impedir que o Benfica festeja o penta campeonato, anunciaram o poste norte-americano Javian Davis.