O Observatório do Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos do Desporto) partilhou um novo ranking relativo aos 100 jogadores de campo, que ainda não completaram 20 anos, de 45 ligas fora das Big-5, com os melhores valores em termos de Impect PxT (Packing Expected Threat), ponderados pelo nível desportivo nos jogos jogados, segundo este método. O PxT mede o valor das ações dos jogadores em aumentar ou diminuir a probabilidade de marcar ou sofrer um golo. E o líder é Rodrigo Mora.  

O médio-ofensivo do FC Porto, que completa 18 anos no dia 5 de maio, está no primeiro lugar, segundo os critérios analisados, à frente do argentino Franco Mastantuono, do River Plate, e do companheiro de equipa Martim Fernandes, de 19 anos, que ocupa o terceiro lugar. 

Mas, a representação portuguesa nesta pontuação do Impact PxT, ponderada pelo nível desportivo dos sub-20 que jogaram pelo menos 450 minutos e 25% do tempo de jogo da liga nacional onde atuam, conta com mais dois jogadores do nosso campeonato: Roger Fernandes, do SC Braga, e Geovany Quenda, do Sporting

O avançado bracarense ocupa o sétimo lugar da tabela e Quenda o oitavo.