
A Direção Executiva da Liga Portugal, liderada pelo presidente, Reinaldo Teixeira, foi esta sexta-feira recebida pela ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e pelo secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, um mês depois da tomada de posse do atual Governo.
Segundo o organismo que tutela o futebol profissional, o encontro "reforçou a importância de um diálogo construtivo" entre as partes e abordou "sete temas estruturantes: segurança nos estádios, enquadramento fiscal mais justo, seguros obrigatórios, centralização dos direitos audiovisuais, apoio à modernização das infraestruturas, revisão do modelo de repartição das apostas desportivas e o consumo controlado de bebidas de baixo teor alcoólico".
Em comunicado, a Liga vê como "sinal positivo para o setor" a disponibilidade da tutela para ouvir e analisar as matérias para o crescimento do futebol profissional. O organismo destaca ainda os "os 660 milhões de euros gerados anualmente para o Produto Interno Bruto e mais de 4.400 postos de trabalho diretos", pelo que o processo de crescimento "exige estabilidade, condições adequadas e um quadro regulatório ajustado aos desafios da atualidade".
"A Liga Portugal apresentou propostas responsáveis, com enfoque nos pilares fundamentais da indústria. A recetividade das entidades governativas ao diálogo com o setor assinala um novo ciclo de cooperação institucional", pode ainda ler-se.