
A Aruba.it Ducati entrou da melhor forma na ronda de Portimão do Mundial de Superbike, ao ocupar as duas primeiras posições do primeiro treino livre. Toprak Razgatlioglu teve problemas na moto que o obrigaram a ficar na garagem.
Após as primeiras voltas lançadas, Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) já liderava, reforçando depois a posição antes de ser batido por Alex Lowes. O britânico da bimota by KLRT só esteve na frente por alguns segundos, antes de ser batido por Álvaro Bautista.
O bicampeão do mundo também não susteve a liderança por muito tempo: logo de seguida, Bulega fez o melhor tempo da sessão em 1m40,977s. O italiano não foi mais batido, ficando 0,019s na frente de Bautista. Axel Bassani (bimota by KRT) chegou ao terceiro lugar, a 0,069s do topo.
O top quatro coube em menos de um décimo de segundo, contando também com Michael van der Mark (ROKiT BMW), sendo o rookie Yari Montella (Barni Spark Racing Team/Ducati) o quinto e melhor independente.
Quanto a Razgatlioglu, o turco da ROKiT BMW ainda fez uma volta, mas saiu largo na curva 1 e voltou às boxes. Quando tentou regressar à ação, acabou por ficar pela via das boxes devido a um problema técnico.
Tempos: