A corrida de MotoGP no GP das Américas deste domingo foi marcada por momentos de confusão na grelha de partida quando exatamente 10 pilotos abandonaram as suas posições para mudarem de moto, enquanto Luca Marini na sétima posição, Fabio Quartararo na 11.ª e todos os pilotos da 13.ª posição para baixo permaneceram nos seus lugares.

De acordo com os regulamentos do MotoGP, esta situação não exigiria uma partida abortada conforme prescrito no Artigo 1.18.1 – que especifica ‘mais de 10 pilotos’. No entanto, com bastante movimento nas boxes e com Maverick Viñales a correr inexplicavelmente pela grelha sem uma moto, a direção de corrida decidiu cancelar a partida.

Davide Brivio, chefe de equipa da Trackhouse foi uma das vozes do descontentamento, alegando que as regras não estariam a ser seguidas e que a Direção de Corrida geriu mal a partida, beneficiando quem fez ‘más escolhas’.

Mike Webb, Diretor de Corrida veio defender a decisão da Dorna, conforme se pode ler em comunicado, onde alegou falta de condições de segurança: ‘Pedimos um adiamento e depois um procedimento de partida rápida devido a preocupações de segurança. Dado o número de pilotos, motos e membros das equipas na grelha e na zona das boxes, era impossível iniciar a volta de aquecimento. Uma nova partida foi a forma mais segura de responder às circunstâncias sem precedentes no início do GP’.

Webb concluiu dizendo que ‘vamos analisar a situação em conjunto com as equipas e rever os regulamentos’.