
FC Porto e Sporting confirmaram o favoritismo na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal e venceram, em casa, respetivamente, Avanca e ABC, esta quinta-feira.
Protagonistas de duas das três últimas finais da prova rainha, a última vez na edição passada, dragões e leões impuseram-se por vantagens substanciais e deram passo importante para se reencontrarem no jogo decisivo, em Santo Tirso, no dia 7 de junho (17h00).
No seu João Rocha, o Sporting bateu o ABC, por 38-29, mas na primeira parte o campeão nacional – e vencedor da Taça de Portugal de forma consecutiva desde 2021/2022 – teve que se empenhar perante a boa réplica do adversário minhoto, e só perto do intervalo os leões ganharem vantagem, para 23-15.
Na etapa complementar, o Sporting foi reforçando o domínio e o avanço no marcador até aos nove golos. O bracarense André José destacou-se com oito golos.
Na Dragão Arena, o FC Porto bateu, com autoridade, o Avanca, por 37-21, sentenciando a contenda ainda durante a primeira parte, cujo final se atingiu com desnivelado 23-8. O portista Antonio Martinez já levava oito golosnesse período.
A segunda parte mostrou um FC Porto em modo gestão, o que trouxe mais equilíbrio ao terceiro encontro entre ambos as duas equipas esta temporada. Na lista de melhores marcadores, três jogadores empatados no topo, com nove golos cada: Hugo Costa (Avanca), Ricardo Brandão e Antonio Martinez (FC Porto).
Os jogos da segunda mão estão agendados para domingo (dia 18), às 16h00 em Braga e às 18h00 em Avanca.