Naquilo que só pode ser descrito como um fim de semana de pesadelo, a participação de Lance Stroll no Grande Prémio de São Paulo transformou-se numa série de erros espetacularmente infelizes, culminando numa retirada embaraçosa antes mesmo da corrida começar. Enfrentando condições traiçoeiras em Interlagos, Stroll rodou na volta de formação, apenas para fazer uma tentativa mal calculada de regressar à pista através do gravilha molhada, resultando no seu AMR24 a ficar firmemente encalhado.
Enquanto o carro do piloto canadense permanecia impotente na armadilha de gravilha, a desanimada chamada de rádio de Stroll—“Sim, estou encalhado”—capturou perfeitamente o momento. Refletindo sobre o incidente, Stroll sugeriu que uma falha nos travões foi a culpada pela primeira derrapagem, explicando: “Parecia uma falha nos travões porque assim que toquei nos travões, o eixo traseiro bloqueou e eu tornei-me um passageiro.” No entanto, ele não tinha uma explicação clara para a sua escolha de passar pela armadilha de gravilha—um movimento que rapidamente terminou a sua corrida.
A saída apressada de Stroll do Grande Prémio não foi apenas frustrante para ele, mas também uma grande desilusão para os mecânicos da Aston Martin, que se apressaram a reparar o seu carro após o acidente na qualificação. Para adicionar à ironia, os fãs brasileiros aproveitaram a oportunidade para aplaudir o piloto reserva e favorito local Felipe Drugovich enquanto as desventuras de Stroll se desenrolavam.
O diretor da equipa Aston Martin, Mike Krack, apoiou os comentários de Stroll sobre um potencial problema de travagem, mas deixou o incidente da gravilha em grande parte sem resposta. “Parece que houve um problema com o carro do Lance durante a travagem, mas o AMR24 ficou encalhado na gravilha pesada, terminando o seu dia mais cedo,” disse Krack, enfatizando que uma investigação completa seria necessária.
Não foi certamente um melhor dia para o colega de equipa Fernando Alonso, que também teve um acidente durante a qualificação, obrigando os mecânicos a uma rápida reparação. A corrida de Alonso revelou-se igualmente desafiadora, com o espanhol a lutar com o seu carro através de um constante salto, acabando por terminar em penúltimo lugar entre aqueles que cruzaram a linha.
Para a Aston Martin, o Brasil será um fim de semana para esquecer, uma vez que ambos os pilotos lutaram com erros não forçados e má sorte. Com o futuro de Stroll sob o olhar atento, este incidente pode não ser a impressão que ele desejava deixar à medida que a temporada se aproxima do fim.