Débora Madile jogava ténis de alta competição, mas rendeu-se ao ténis de praia e agora tenta fazer desta modalidade a sua vida. Atualmente no 111.º lugar do ranking mundial, a portuguesa alimenta o sonho no Sand Series de Matosinhos, onde joga ao lado da brasileira Nicole de Souza, isto depois de conquistar o BT100 de Setúbal.

Entusiasmada com o que aí vem, Débora explica como tudo começou. "Comecei a jogar beach tennis há 3 anos. Antes jogava ténis de alta competição. Sou metade portuguesa, metade italiana, mas nasci em Portugal e apaixonei-me pelo beach tennis assim meio por acaso. Descobri numa praia em Carcavelos num open day e comecei a jogar, assim aos sábados e apaixonei-me logo pelo ambiente nos torneios ou só ir para a praia jogar. Agora espero fazer disto a minha vida", confessa.

E o que torna o Beach Tennis especial? Madile resume. "Tem a capacidade de não ser só uma pessoa ou elemento da família que joga. Dá para trazer amigos, a mãe, o pai ou o avô. Agrega muito mais as pessoas em relação ao ténis tradicional", explica, ela que não coloca limites na sua ambição: "O meu sonho é chegar o mais longe possível, se calhar vir a ganhar um torneio destes um dia. Vamos ver se é possível!"

Por outro lado, destaca a importância de Portugal recebe uma prova desta dimensão pela primeira vez na história. "Vai ser muito importante porque é o primeiro evento maior a nível mundial que há cá em Portugal. Todos os atletas portugueses estão muito ansiosos por jogar cá e vamos tentar dar o nosso melhor", refere, sobre a prova que está integrada no Portugal Beach Tennis Open e que decorre até domingo na Praia de Matosinhos.