
Inglaterra, País de Gales, República da Irlanda e Escócia têm de disputar a qualificação para o Campeonato da Europa de 2028, que vão acolher, decidiu esta quarta-feira o Comité Executivo da UEFA.
Os quatro anfitriões vão enfrentar um inédito modelo de qualificação para uma fase final, sendo distribuídos separadamente por quatro dos 12 grupos [de quatro ou cinco seleções cada], cujos vencedores e oito melhores segundos classificados avançam diretamente para o Euro'2028.
A 18.ª edição do Europeu de futebol vai ser disputada em nove recintos do Reino Unido e da República da Irlanda.
Duas das 24 vagas na fase final vão ficar reservadas para os anfitriões mais bem classificados que não se se apurem como vencedores dos grupos ou como segundos classificados.
Os lugares remanescentes [dois ou quatro] vão ser atribuídos através de playoffs entre os segundos classificados dos grupos das fases de qualificação e os não apurados melhores colocados no ranking da Liga das Nações de 2026/27.
Se estiverem reservadas duas vagas para os anfitriões, oito equipas vão disputar os dois lugares, num torneio com meias-finais e final num só jogo.
Caso sobrem três vagas, 12 equipas vão competir em três caminhos, também com 'meias' e final a uma só mão, enquanto se estiverem em jogo quatro apuramentos, esta fase é disputada por oito seleções, com quatro confrontos, a duas mãos, avançando os vencedores na fase final.
O Comité Executivo do organismo que rege o futebol europeu reuniu-se hoje, na cidade espanhola de Bilbau, que acolhera a final da Liga Europa, entre os ingleses do Manchester United, de Ruben Amorim, e o Tottenham.
A próxima reunião vai decorrer em Tirana, em 11 de setembro.