Após uma semana de treinos na equipa do Alverca, o treinador Custódio Castro, que se estreia em 2025/26 na 1.ª Liga depois de na época transata ter estado ao comando do Sp. Braga B, não esconde a felicidade pelo projeto que abraçou aos 42 anos. "Sinto-me preparado e com garra para passar conhecimento. Olho para esta etapa como um grande desafio. Ser treinador é um grande desafio e sê-lo no Alverca, neste momento, também o é. Sinto-me bastante entusiasmado e preparado", atirou.

Depois de uma semana de estágio no Centro de Treinos de Palmela, o técnico revela a intenção de formar um plantel "forte, versátil e homogéneo" para atacar o campeonato a que os ribatejanos estão de regresso após 21 anos de ausência. "Estamos a trabalhar arduamente para que o clube possa corresponder e porque tem esse grande objetivo de cimentar a sua posição na 1.ª Liga. Tenho a certeza absoluta de que os jogadores estarão preparados na primeira jornada", disse, em alusão à estreia na casa do Moreirense, a 10 de agosto.

O timoneiro do conjunto de Alverca revela que aos jogadores que já chegaram - o último dos quais o guarda-redes André Gomes, cedido pelo Benfica, clube onde onde era o habitual titular dos 'bês' -, outro se vão juntar: "Têm chegado bastantes jogadores e vão chegar mais. Dentro de alguns dias teremos ainda mais novidades", disse, lembrando que a equipa atual está a ser construída quase do zero. "Houve mudanças e entraram muitos jogadores, praticamente vamos ter um plantel novo porque poucos transitaram".

Sobre a chegada do ex-guardião das águias e o que este representa, Custódio Castro foi perentório. "O André Gomes é um jogador jovem já com alguma experiência internacional e no futebol português e enquadra-se no perfil de atletas que podem acrescentar qualidade. Fez um excelente campeonato o ano passado e é mais um dos jogadores que vem com 'fome', porque é um bocadinho isso que nós temos tentado procurar naquilo que é a formação do nosso plantel", considerou.

Treinado por muitos técnicos desde que aos 18 anos se estreou na 1.ª Liga, o antigo internacional português, que aos 42 anos se vai estrear no comando de uma equipa do escalão principal, confessa serem muitos os que o inspiraram. "Tive grandíssimos treinadores como Sérgio Conceição, José Peseiro, Fernando Santos, Leonardo Jardim, o professor Jesualdo Ferreira, Paulo Bento, László Bölöni e absorvi conhecimento de todos eles", disse, elogiando também o atual treinador dos brasileiros do Palmeiras: "Admiro muito o Abel Ferreira, que foi meu colega no Sporting como jogador."

Tiago Leite anseia estreia

Não é só o treinador Custódio Castro que se vai estrear na 1.ª Liga em Alverca. Dentro de campo, o avançado Tiago Leite (ex-Fafe) também não esconde o entusiasmo pela oportunidade que terá nos ribatejanos, depois de ter atuado na Liga 3. "Sinto-me muito feliz e orgulhoso de dar este passo. Quero ganhar maturidade e conquistar o meu espaço nesta divisão. Estou motivadíssimo para aquilo que é a nova temporada e para poder mostrar o que posso fazer para ajudar a equipa", disse o jogador, que quer contribuir com golos para uma boa campanha.

O atacante, que apontou 17 golos em 32 jogos pelos fafenses em 2024/25, fez um balanço dos primeiros dias de trabalho e sublinhou o papel do treinador na inclusão de todos os elementos. "A adaptação tem sido bastante rápida com a ajuda do 'mister', da equipa técnica e de todas as pessoas do clube. O míster já me tem dado alguns 'feedbacks' sobre isso e tem-me passado confiança, porque acredita muito em mim", afirmou, admitindo ansiedade: "Há sempre aquele 'nervosinho', aquela ansiedade. Mas isso, a partir do momento em que a bola começa a rolar, é algo que passa num instante. Estou a tentar desfrutar ao máximo desta oportunidade que me foi dada e tentar dar o meu melhor pelo Alverca."

No sábado, o emblema ribatejano faz o seu primeiro jogo de preparação diante do Mafra, no Centro de Treinos de Palmela. A primeira partida oficial, a contar para a primeira jornada do campeonato, será a 10 de agosto, no reduto do Moreirense. Recorde-se que o Alverca vai disputar a época 2025/26 na 1.ª Liga, escalão a que regressou 21 anos depois, tendo marcado presença pela última vez em 2003/04.