A Apple estará a negociar a compra dos direitos de transmissão da Fórmula 1 nos EUA. A tecnológica entrou na corrida depois de a ESPN (detida pela Disney e a atual detentora dos direitos) não ter exercido um período de negociação exclusiva, que terminou no final de 2024.

Segundo o Financial Times, tanto a Apple como a Liberty Media (dona dos direitos comerciais da Fórmula 1) pretendem capitalizar com o recente sucesso do filme F1, que conseguiu 300 milhões de dólares nas bilheteiras. A Apple, enquanto produtora do filme, vê o sucesso nas salas de cinema como um sinal que a Fórmula 1 pode significar uma nova oportunidade de capitalização. Já a Liberty Media pretende usar a boa resposta dos espectadores como uma forma de aumentar o valor da licença para a transmissão televisiva das provas da competição.

O FT revela que a Liberty Media recebe atualmente 85 milhões de dólares, cerca de 72 milhões de euros, por ano da ESPN pelos direitos de transmissão da F1 nos EUA. Para o novo acordo, que deverá entrar em vigor no próximo ano, a empresa procura cerca de 121 milhões de dólares anuais, cerca de 103 milhões de euros, segundo uma análise do banco de investimento Citi.

Mas a Apple não estará sozinha na luta pelos direitos de transmissão da Fórmula 1. A própria ESPN estará a procurar renovar o contrato com a Liberty Media e há outras empresas interessadas em explorar os direitos de transmissão da competição automobilística.

Do lado da tecnológica, esta não seria a primeira vez que a empresa aposta em eventos desportivos em direto para reforçar o serviço de streaming Apple TV+: a plataforma já disponibiliza jogos da liga de basebol e também da liga norte-americana de futebol.