Será um grande desafio para os clubes e muitos jogadores já se têm queixado da sobrecarga que vai provocar num calendário já de si muito intenso, mas o novo Mundial de Clubes da FIFA promete marcar o ano de 2025. A Seleção Nacional masculina tentará repetir a conquista da Liga das Nações, enquanto a feminina continuará a sua evolução no panorama internacional. Nas modalidades, as quinas vão estar presentes no Mundial de andebol e estão perto de carimbar passaporte também para o Europeu de basquetebol. João Almeida e Miguel Oliveira são dois dos pontas de lança nacionais no estrangeiro, tanto nas maiores provas de ciclismo como no MotoGP. Para os amantes de Fórmula 1, a pré-época já vai animada, com as trocas de pilotos...

MUNDIAL DE CLUBES (de 14 de junho a 13 de julho)

A FIFA viu uma oportunidade e agarrou-a: criou uma nova prova de clubes, que vai ter a primeira edição nos EUA. Benfica e FC Porto estarão presentes e também serão obrigados a usar as melhores equipas. A ordem é para não descansar ninguém. As águias estão no grupo de Bayern, Boca Juniors e Auckland City, os dragões defrontam Palmeiras, Al Ahly e Inter Miami.

EUROPEU FEMININO (de 2 a 27 de julho)

A Seleção Nacional feminina vai estar presente pela 3.ª vez consecutiva num Europeu, confirmando o crescimento da modalidade no nosso país. Esta edição vai realizar-se em oito estádios da Suíça, com altas expectativas de público e audiências. Portugal parte do grupo de Espanha, Itália e Bélgica. A estreia será a 3 de julho, diante da congénere espanhola, atual campeã do Mundo em título, em Berna.

EUROPEU SUB-21 (de 11 a 28 de junho)

Portugal qualificou-se para o Europeu de sub-21, que vai realizar-se na Eslováquia, no primeiro lugar do grupo. O selecionador Rui Jorge terá, no entanto, um contratempo: com o Mundial de Clubes a coincidir nas datas, será provável que não possa contar com alguns jovens craques de Benfica e FC Porto. A Seleção Nacional estará no mesmo grupo de França, Geórgia e Polónia.

LIGA DAS NAÇÕES (de 20 a 23 de março e de 4 a 8 de junho)

Depois de qualificação invicta, Portugal vai defrontar a Dinamarca de Bah e Hjulmand nos quartos de final, jogados a duas mãos em março. Caso avance para as meias-finais, a disputar em junho, a Seleção joga com o vencedor do duelo entre Itália e Alemanha, que será o anfitrião da prova. Portugal, França e Espanha venceram as primeiras três edições.

CAN (de 21 de dezembro a 18 de janeiro de 2026)

Já são conhecidas as 24 seleções apuradas para a fase final do CAN, que vai realizar-se em Marrocos entre o final de 2025 e o início de 2026. Angola e Moçambique serão os representantes da lusofonia. Alguns clubes portugueses terão jogadores ausentes a meio da época para participarem nesta competição. A Costa do Marfim é a atual detentora do título.

MUNDIAL DE ANDEBOL (de 14 de janeiro a 2 de fevereiro)

Vai ser disputado na Noruega, Croácia e Dinamarca. Portugal arranca a participação a 15 de janeiro, frente aos Estados Unidos. Seguem-se o Brasil no dia 17 e a Noruega a 19. Todos os encontros vão ser jogados na Unity Arena de Oslo. No último Mundial, em 2023, a Seleção terminou em 13.º lugar, depois de ganhar o seu grupo e ter terminado a ronda principal em quarto.

EUROBASKET (de 27 de agosto a 14 de setembro)

Chipre, Finlândia, Polónia e Letónia vão organizar esta competição da FIBA. Portugal aspira qualificar-se e para isso precisará de manter pelo menos o 3.º lugar no Grupo A. A Seleção Nacional vai enfrentar Ucrânia e Israel, a 20 e 23 de fevereiro. Desde 2011 que Portugal não consegue apurar-se e, nessa edição, perdeu todos os jogos e ficou em último.

TOUR E VUELTA (de 5 a 27 de julho e de 23 de agosto a 14 de setembro)

João Almeida repetirá a participação na Volta a França, depois de ter terminado em 2024 na quarta posição da classificação geral. O português da UAE Emirates repetirá igualmente a Volta a Espanha, onde alinhará na quarta temporada consecutiva, desde que ingressou na equipa dos Emirados Árabes Unidos, em 2022.

MOTO GP (de março a novembro)

A temporada terá 22 rondas, começando no primeiro fim de semana de março na Tailândia e a última em meados de novembro em Valência. O Grande Prémio de Portugal será o penúltimo, de 7 a 9 de novembro, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Miguel Oliveira vai para a sétima época no Moto GP, tendo deixado a Trackhouse e iniciado agora relação com a Prima Pramac.

FÓRMULA 1 (de março a dezembro)

2025 vai trazer 24 Grandes Prémios, desde a Austrália em meados março até Abu Dhabi a 7 de dezembro. Depois de mais de uma década de ligação à Mercedes, Lewis Hamilton será agora piloto da Ferrari, com Carlos Sainz a juntar-se à Williams. O campeão do Mundo Max Verstappen terá como novo companheiro na Red Bull Liam Lawson, em substituição de Sergio Pérez.