O Director Técnico da Red Bull Racing, Pierre Wache, contestou a crença generalizada de que a equipa desenha os seus carros exclusivamente para o quatro vezes Campeão do Mundo de Fórmula 1, Max Verstappen. Falando de forma franca, Wache afirmou que o RB20— a máquina dominante de 2024— não foi desenvolvido a pensar em Verstappen, mas sim como parte de uma busca para construir o carro mais rápido possível.
Não Apenas para Max: A Filosofia dos Carros da Red Bull
“Não foi a nossa intenção desenvolver [o RB20] especificamente para o Max,” explicou Wache, abordando a percepção de que a Red Bull cria “especiais de Verstappen” que os seus companheiros de equipa não conseguem dominar. “Mas, como piloto, ele consegue lidar com um equilíbrio menos conectado. Para fazer um carro rápido, por definição, você vai nessa direção.”
Wache reconheceu que, embora os carros da Red Bull possam tender para o sobreviragem e uma frente afiada— uma configuração com a qual Verstappen se destaca— não se trata de uma adaptação deliberada às suas preferências, mas sim de uma decisão orientada para o desempenho. “Ainda tem a possibilidade de criar um carro subvirador, mas seria mais lento. O nosso trabalho é afastar-nos disso e depois usar a configuração para torná-lo mais rápido.”
Porque Verstappen Se Destaca Onde Outros Lutam
A filosofia de design da Red Bull deu origem a uma série de carros com uma frente afiada e viva e uma traseira instável—um desafio que a maioria dos pilotos tem lutado para lidar. Os companheiros de equipa de Verstappen, desde Pierre Gasly a Alex Albon e, mais recentemente, Sergio Perez, muitas vezes têm dificuldades nestas condições.
Albon, que competiu ao lado de Verstappen em 2019 e 2020, comparou o manuseio do carro a um rato de computador ultra-sensível. “Ele tem o carro tão na frente, é tão afiado, que é como um cursor num ecrã de computador com a sensibilidade aumentada ao máximo,” disse Albon.
Wache concordou com a analogia colorida de Albon, recordando um momento memorável de Verstappen no Grande Prémio da Hungria de 2020. “Em Budapeste, durante os treinos, o DRS do Max não fechou quando ele acionou os travões. Mas ele não saiu da pista quando fez a curva—ele apenas disse que se sentia leve na traseira.”
Porque o Mito de um Carro ‘Só para Verstappen’ Persiste
A dominância de Verstappen e as dificuldades dos seus companheiros de equipa alimentaram a narrativa de que a Red Bull desenha os seus carros especificamente para o seu superstar holandês. No entanto, Albon desmistificou esta noção, enfatizando que as características do carro vêm da sua busca por velocidade, e não de favoritismo.
“A primeira coisa é que muitas pessoas dizem que o carro é construído à volta dele, que ele é como o Michael Schumacher da Ferrari e que criou esta equipa à sua volta,” disse Albon. “Mas, na verdade, o carro é o que é. Ele é muito rápido. O que acaba por acontecer é que ele tem um estilo de condução bastante único, e não é assim tão fácil de lidar.”
As Dificuldades e a Saída de Perez
A incapacidade de Sergio Perez para lidar com as características do RB20 levou a uma acentuada queda no seu desempenho, culminando na sua dispensa após a temporada. A capacidade inigualável de Verstappen de explorar o design do carro ao máximo apenas alargou a diferença de desempenho.
“É de ficar sem palavras,” acrescentou Albon. “O nível de condução afiada e direta do Max é um nível completamente diferente.”
Perspectivas Futuras
À medida que a Red Bull continua a dominar a Fórmula 1, a questão que se coloca é se a equipa conseguirá desenvolver um carro que funcione tanto para Verstappen como para um companheiro de equipa competitivo. Embora Wache negue construir carros exclusivamente para Verstappen, a capacidade do holandês de prosperar em condições extremas torna um desafio para qualquer companheiro de equipa igualar-se a ele.
Por agora, a combinação do talento de Verstappen e a busca incessante da Red Bull por desempenho permanece incomparável. Se esta dinâmica mudar no futuro poderá depender da próxima contratação da equipa e se conseguirão finalmente domar o “touro nervoso.”