A Aprilia foi terceira no Mundial de construtores de MotoGP em 2024, tal como em 2023. E, apesar dos pódios e de ter sido a única a ganhar uma corrida principal este ano além da Ducati, parece faltar algo para lutar pelos títulos.
Jorge Martín foi campeão em 2024 e, na próxima época, estará no construtor de Noale. Terá uma RS-GP que lhe permita defender a conquista? Óscar Haro considera que a moto tem potencial, como afirmou no YouTube de Nico Abad:
–É uma moto que ganha com uma mão na América, ou que faz pole positions ou ganha com o [Aleix] Espargaró. A moto está aí. Não sabes onde está a Yamaha, mas sabes onde está a Aprilia. Mas sabe-se onde está a Aprilia. Fazes uma corrida como a dos Estados Unidos… podes fazer uma corrida nos Estados Unidos com a Honda como fez o Álex Rins com a Honda, que não estava preparada, mas é o teu circuito fetiche, os planetas alinharam-se, e podes fazer uma ótima corrida.
No entender do antigo diretor desportivo da LCR Honda, o que tem faltado à Aprilia são os pilotos: ‘A Aprilia não fez só uma corrida com o Maverick Viñales; a Aprilia fez corridas muito boas, muitas primeiras filas [da grelha], é uma moto que está lá. O que eu não acho que esteja são os pilotos. E agora vem um que tem de estar à altura’.