O Grupo VW está a contar com negociações com a administração norte-americana, para evitar conflitos comerciais depois que do presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado a imposição de tarifas aos produtos importados do México, Canadá e China.
A fábrica da VW em Puebla, no México, é uma das maiores do Grupo VW, tendo produzindo em 2023 cerca de 350.000 viaturas, todas para exportação para os EUA.
“Estamos a avaliar os potenciais efeitos na indústria automóvel e na nossa empresa das tarifas agora anunciadas“, disse a VW em comunicado revelado pela “Reuters“, no fim-de-semana.
“Estamos a contar com negociações construtivas entre os parceiros comerciais para garantir a segurança do planeamento e a estabilidade económica e evitar um conflito comercial”, conclui o comunicado.
Recorde-se que Donald Trump anunciou uma taxa de 25% sobre as importações do Canadá e México, bem como um imposto adicional de 10% sobre produtos chineses, novas tarifas que entram em vigor, na terça-feira, 4 de fevereiro.