A Toyota anunciou em 2024 o plano para desenvolver uma nova família de motores de quatro cilindros a combustão, naturalmente aspirados e turboalimentados.

Esses motores a gasolina, com cilindradas de 1,5 litros e 2,0 litros, serão menores e mais leves. Embora a eficiência seja o objetivo principal, o desempenho não será esquecido.

O maior dos dois motores receberá o tratamento Gazoo Racing, já previsto no concept GR Yaris M, que foi revelado na edição este ano do Salão Automóvel de Tóquio, onde surgiu como “G20E” montado acima do eixo traseiro e apresentando uma potência entre os 400 e 450 cv.

No entanto, “Auto Motor und Sport” revelou agora que os engenheiros da Toyota dizem que o motor tem capacidade para mais potência e que “com um turbo maior é possível extrair mais de 600 cv”.

A confirmar-se esta potência do novo motor, será mais do dobro da potência apresentada pelo motor 1,6 de três cilindros turbo G16E-GTS que quipá o GR Yaris, GR Corolla, bem como o Lexus LBX Morizo RR.

Apesar do desenvolvimento de um motor de grande potência, a Toyota terá de ter em atenção as apertadas leis de emissões, nomeadamente na Europa, que podem vir a obrigar a potência do “G20E”.

A Toyota informou o “Auto Motor und Sport” que tem vindo a testar o novo motor “G20E” no GR Yaris M há algum tempo, e que o motor está a ser desenvolvido com variantes com colocação longitudinal e transversal. Para além disso, o novo motor promete ser a base da futura gama de desportivos GR.

Recorde-se que a nova família de motores de quatro cilindros da Toyota faz parte de um plano conjunto entre a Toyota, Mazda e Subaru para o desenvolvimento de motores a combustão que possam ser associados a sistemas híbridos de forma a reduzir as emissões.

O objetivo do projeto é alcançar a neutralidade de carbónica com motores de combustão interna, permitindo que estes motores permaneçam em produção no futuro com padrões de emissões globais mais rigorosos.