
O Banco Santander prevê encerrar 18 agências bancárias nos Estados Unidos, cerca de 4,5% da sua rede naquele país, segundo a notificação da instituição financeira ao Office of the Comptroller of the Currency (OCC).
O aviso prévio de encerramento foi feito no final de abril, envolvendo agências nos estados do Massachusetts, Nova Jérsia, Pensilvânia, Nova Iorque, New Hampshire e Rhode Island.
A decisão envolvendo agências do Santander nos Estados Unidos acontece numa altura em que o banco está a apostar na digitalização noutros mercados fora de Espanha. Há uns meses lançou o Openbank nos EUA e, em fevereiro, já tinha captado cerca de dois mil milhões de dólares (1,95 mil milhões de euros) em depósitos.
Em março, a filial britânica do Santander anunciou o encerramento de 95 agências no país, o que corresponde a 21% da sua rede no Reino Unido.
Por outro lado, o Santander anunciou na semana passada que vai vender 49% da sua filiar polaca ao Erste Bank por cerca de 6.800 milhões de euros, após o que registará uma mais-valia de cerca de dois mil milhões de euros.