A Renault revelou a nova linha de veículos comerciais ligeiros (VCL) totalmente elétricos, marcando uma nova era para o segmento. A gama inclui os modelos Estafette, Goelette e Trafic, cada um projetado para atender a diferentes necessidades de negócios.

Os três novos veículos comerciais ligeiros que vão chegar ao mercado a partir de 2026, foram desenvolvidos em colaboração com a Flexis, a sociedade independente fundada pela Renault, Volvo e CMA CGM, e tem por base a nova plataforma “skateboard” e na arquitetura SDV, oferecendo furgões compactos, espaçosos e adaptáveis que abrem caminho a soluções personalizadas.

A Renault fez saber que esta nova plataforma representa um avanço significativo na conceção de automóveis inteligentes, oferecendo flexibilidade, ergonomia e conetividade, com possibilidades virtualmente infinitas de personalização e custos de funcionamento reduzidos, garantindo simultaneamente elevados níveis de segurança e desempenho.

Trafic E-Tech elétrico

A quarta geração do Trafic, modelo com mais de 2,5 milhões de unidades construídas desde o seu lançamento em 1980, apresenta proporções contemporâneas e um design de monovolume para um perfil limpo e dinâmico. Com um vão dianteiro curto e uma distância entre eixos alargada, as rodas posicionadas nas extremidades, o que ajuda a maximizar espaço interior, mantendo um raio de viragem equivalente ao de um Renault Clio.

Com uma altura inferior a 1,90 m, para facilitar o acesso a parques de estacionamento subterrâneos, o aspeto geral reflete as novas tendências de design da Renault, com linhas fluidas e estruturadas.

Na frente, a zona central sublinha a aparência de alta tecnologia do Trafic, mostrando a faixa superior retroiluminada, com luzes diurnas ( DRLs) laterais a confirmar o seu carácter de vanguarda. No centro da faixa, o logótipo retroiluminado também chama a atenção, refletindo a atenção geral aos detalhes.

De perfil, a linha de cintura transmite uma sensação de performance, com um efeito visual subtil que sublinha a impressão de movimento e energia, mesmo quando está parado.

A traseira apresenta uma linha de carroçaria elevada, ao nível dos vidros laterais, juntamente com portas com dobradiças assimétricas e fortemente curvadas, e um spoiler com deflectores para otimizar a aerodinâmica. As luzes traseiras ganham uma assinatura luminosa exclusiva, realçada por um design 3D que confere um toque distinto e sofisticado ao estilo.

Goelette E-Tech elétrico

Fazendo renascer um dos veículos comerciais ligeiros histórico da Renault, produzido entre 1956 e 1966, o Goelette E-Tech Elétrico está disponível em três versões: chassis-cabina, caixa de carga e plataforma basculante, permitindo desta forma uma ampla gama de conversões.

A arquitetura flexível da nova geração de veículos comerciais ligeiros garante proporções equilibradas, com uma secção traseira concebida para uma gama virtualmente infinita de acessórios e caraterísticas personalizadas, com partes estruturais capazes de acomodar uma caixa de carga fechada ou outras configurações adaptadas às necessidades específicas do utilizador.

Estafette E-Tech elétrico

O Estafette E-Tech elétrico é uma reinterpretação moderna do icónico furgão dos anos 1960, mas adaptado às exigências da logística urbana moderna.

Com apenas 5,27 m de comprimento e 1,92 m de largura, é um comercial compacto e fácil de manobrar em cidade. Com 2,60 m de altura, permite que uma pessoa com até 1,90 m de altura se desloque facilmente no interior, entre o habitáculo e a zona de carga.

Tal como o Trafic E-Tech, o Estafette E-Tech Elétrico possui um amplo para-brisa panorâmico em três peças para maior visibilidade e segurança. A dianteira apresenta uma assinatura luminosa distintiva: uma faixa luminosa com luzes de circulação diurna alinhadas, que sublinha a identidade high-tech deste veículo comercial ligeiro.

A porta lateral deslizante, conta com uma calha integrada invisível que permite uma abertura suave. Na traseira, uma porta de persiana de uma só peça otimiza o espaço de carga.

A Renault anunciou ainda que esta nova gama de veículos comerciais ligeiros deverá chegar ao mercado a partir de 2026, e que nos próximos meses vai revelar mais detalhes dos novos modelos