Com a temporada de IndyCar de 2025 prestes a arrancar em St. Petersburg a 28 de fevereiro, a A.J. Foyt Racing entra na nova campanha com nova ambição e mudanças significativas.

Depois de uma temporada mista em 2024, a lendária equipa reestruturou a sua formação de pilotos, equipa de engenharia e operações, tudo em busca de resultados consistentes e um regresso à vitória.

Recapitulação de 2024: Onde Foyt Está à Entrada de 2025

  • Santino Ferrucci (Nº 14 Chevy) terminou em 9º lugar no campeonato, assegurando uma pole position (Portland), dois top-fives e 11 classificações no top 10. Ele foi o “Pass Master” da série, ultrapassando o maior número de carros ao longo da temporada, mas teve dificuldades na qualificação.
  • Sting Ray Robb (Nº 41 Chevy) teve dificuldades, terminando em 20º lugar na classificação, liderando apenas 31 voltas durante todo o ano e não conseguindo entrar no top 15 na maioria das corridas.
  • O carro Nº 14 assegurou um contrato do Leaders Circle ao terminar no top 10 do Campeonato de Entrantes, enquanto o carro Nº 41 não o fez — um problema chave que Foyt precisa resolver em 2025.

Agora, com David Malukas a substituir Robb e a equipa a consolidar toda a sua operação em Speedway, Indiana, as peças estão no lugar para um ano mais forte.


Principais Alterações de 2025 na A.J. Foyt Racing

🔹 Nova Equipa de Pilotos

Santino Ferrucci (No. 14 Chevy) regressa para a sua terceira temporada e assinou uma extensão de vários anos.
David Malukas (No. 4 Chevy) junta-se após uma campanha parcial em 2024 com a Meyer Shank Racing e é visto como um potencial candidato da Penske.

🔹 Reestruturação Maior da Equipa

A base no Texas da Foyt foi encerrada, consolidando os dois carros na sede em Speedway, Indiana. Esta mudança levou a uma grande rotatividade de mecânicos e pessoal de pit crew.
A antiga entrada No. 41 é agora No. 4, um número anteriormente utilizado pela Chip Ganassi Racing.

🔹 Ajustes na Equipa

Michael Cannon (Director Técnico) saiu devido a disputas contratuais, deixando Michael Armbrester a assumir muitas dessas responsabilidades.
James Schnabel (engenheiro associado à Penske) muda do carro de Ferrucci para o de Malukas, enquanto Armbrester passa do carro nº 4 para ser engenheiro do carro de Ferrucci.
O mecânico-chefe veterano Didier Francesia saiu para um cargo de gestão na Arrow McLaren, sendo substituído por Steve McKenzie (ex-Rahal Letterman Lanigan Racing).


A Missão: Entrar na Elite da IndyCar

🔹 Ferrucci: Pode Ele Qualificar-se Melhor?

Ferrucci ganhou o Prémio Pass Master de 2024 da IndyCar por ultrapassar o maior número de carros, mas isso também destacou a sua maior fraqueza—qualificações fracas.

  • Início médio em 2024: 14.8
  • Classificação média: 10.9

A velocidade de corrida de Ferrucci aos domingos está entre as melhores do pelotão, mas as suas fracas posições de partida forçaram-no a muitas recuperações. O seu maior objetivo para 2025? Ser um regular nas sessões de qualificação do Firestone Fast 12.

Larry Foyt sobre o desenvolvimento de Ferrucci:
“Apenas ele conseguir essa confiança e mudar a mentalidade de ‘tenho dificuldades em qualificar, e talvez seja eu’ é importante. Ele está pronto para dar o próximo passo.”

Objetivo 2025: Melhorar a posição média de partida para 10ª ou melhor para transformar um forte ritmo de corrida em pódios.

🔹 Malukas: Consegue Converter Velocidade em Consistência?

Malukas tem sido um dos jovens pilotos mais rápidos na IndyCar, mas tem lutado para converter a velocidade de sábado em resultados de domingo.

  • Partida média em 2024: 8.7
  • Classificação média: 16.0

Enquanto estava na Dale Coyne Racing, Malukas terminou 74% das suas corridas, mas isso caiu para 70% na Meyer Shank Racing. Em contraste, Ferrucci terminou 88% das corridas em 2024—uma diferença significativa que impacta diretamente a classificação do campeonato.

Área chave para Malukas melhorar? Evitar DNFs desnecessários e focar na técnica de corrida em vez da velocidade de uma volta.

Larry Foyt sobre o potencial de Malukas:
“David é o novo jovem, e sem dúvida vai ser rápido. Acho que pode ser uma grande temporada de destaque para ele.”

Objetivo para 2025: Terminar 90% das corridas e tornar-se um finalista regular no top 10.


🔹 A Conexão Penske: Uma Audição Futura para Malukas?

A.J. Foyt Racing tem uma aliança técnica com a Team Penske, e Malukas é amplamente visto como um futuro piloto da Penske se impressionar.

  • James Schnabel (engenheiro da Penske) é agora o engenheiro de corrida de Malukas.
  • Se Will Power se retirar em 2026, Malukas poderia ser um candidato principal para o lugar na Penske.

Malukas está sob os holofotes em 2025, e como ele se desempenha com equipamento e apoio técnico da Penske pode definir o seu futuro na IndyCar.


🔹 Objetivos Principais para 2025

🏆 1. Colocar Ferrucci no Firestone Fast 12 Regularmente

  • Objetivo: Melhorar a qualificação para começar consistentemente dentro dos 10 primeiros.
  • Porquê? Melhor posição na pista = classificação mais alta no campeonato.

🏆 2. Ajudar Malukas a Converter Velocidade em Resultados

  • Objetivo: Terminar 90% das corridas & limitar DNFs.
  • Porquê? DNFs arruinaram a sua campanha de 2024; melhor taxa de finalização = melhores resultados no campeonato.

🏆 3. Garantir um Contrato do Leaders Circle para o Carro Nº 4

  • Objetivo: Terminar no top 22 do Campeonato de Entrantes (não conseguiu em 2024).
  • Porquê? O contrato do Leaders Circle traz financiamento crítico para o futuro da equipa.

🏆 4. Acabar com a Secura de Vitórias da A.J. Foyt Racing

  • Objetivo: Ganhar uma corrida em 2025.
  • Porquê? A.A. Foyt Racing não vence desde a vitória de Takuma Sato em Long Beach em 2013.


🔹 Veredicto Final: A Foyt Racing Conseguirá Finalmente Dar a Volta?

A.J. Foyt Racing não teve dois pilotos competitivos em décadas, mas Ferrucci e Malukas têm o potencial para mudar isso.

  • Ferrucci deve aprimorar o seu desempenho em qualificação para traduzir o seu talento nas corridas de domingo em pódios.
  • Malukas deve refinar a sua gestão de corrida e transformar a velocidade de qualificação em acabamentos consistentes no top-10.
  • A conexão com a Penske é uma oportunidade enorme—especialmente para Malukas, que pode estar a fazer um teste para um futuro lugar na Penske.

Com uma equipa renovada, dois pilotos talentosos e apoio total da engenharia da Penske para toda a temporada, esta pode ser a temporada mais competitiva de Foyt em anos.

Larry Foyt:
“Conseguir uma vitória atualmente na IndyCar não é uma tarefa fácil, por isso é isso que estamos a almejar—voltar à pista de vitória. Seria enorme para nós.”

A Foyt Racing conseguirá finalmente destacar-se em 2025? Se Ferrucci e Malukas maximizarem os seus pontos fortes, a resposta pode muito bem ser sim.