Mazda está prestes a entrar numa nova era da sua estratégia de mobilidade elétrica, com a chegada ao mercado em setembro do novo 6e, que se apresenta com uma experiência personalizada de entrada e saída do veículo inspirada no conceito japonês Omotenashi, a arte de antecipar as necessidades do outro com atenção aos detalhes.

Desde o momento em que o condutor se aproxima, o Mazda6e proporciona-lhe uma recepção calorosa, ativando o Welcome Mode, assim que o veículo deteta a chave, com a abertura dos espelhos laterais, com os puxadores das portas a revelarem-se e uma assinatura luminosa distintiva a exibir-se nas secções dianteira e traseira a dar as boas-vindas ao condutor.

Dependendo das configurações, o spoiler traseiro é discretamente acionado. Quando a porta se abre, o banco do condutor recua 10 centímetros para facilitar a sua entrada, retornando à sua posição predefinida assim que é ocupado.

A sequência é reproduzida na ordem inversa ao sair-se da viatura num gesto que reflete a atenção aos detalhes e o cuidado do veículo para com os seus ocupantes.

No interior, o habitáculo exemplifica a filosofia Smart Cockpit da Mazda. Os ecrãs e os comandos irradiam com naturalidade o campo de visão do condutor, para reduzir as distrações e melhorar os tempos de reação. Um Head-Up Display de grandes dimensões projeta dados essenciais à condução, como a velocidade, instruções de navegação e alertas de segurança no para-brisas a uma distância de foco ideal de 7,5 metros.

Os condutores podem personalizar a quantidade de informações exibidas através de três modos – Mínimo, Clássico ou Personalizado – existindo um modo adicional para a neve, que altera as cores do ecrã para melhorar a legibilidade em cenários mais luminosos de inverno.

Atrás do volante, um painel digital de 10,2’’ apresenta informações essenciais sobre a condução e o estado do veículo, incluindo a pressão dos pneus, quilometragem, estado da bateria, temperatura exterior e alertas de portas abertas.

Ao centro do painel, um ecrã tátil central de 14,6’’ oferece uma interface refinada para comunicação, entretenimento e configurações do veículo.

A Mazda aposta numa interação intuitiva, com um reconhecimento de voz, disponível em nove idiomas europeus, que permite o funcionamento em modo mãos-livres do sistema de navegação, áudio, controlo da climatização e muito mais, permitindo ao condutor manter-se concentrado na estrada.

Para ambientes silenciosos ou com passageiros a dormir, os controlos gestuais intuitivos oferecem uma forma alternativa de aceitar chamadas ou operar o sistema de áudio sem ter de falar ou de tocar no ecrã.

O novo Mazda 6e também conta com um novo sistema de navegação que inclui funções específicas para veículos elétricos. Ao calcular um percurso, o sistema sugere estações de carregamento ao longo do trajeto para recarregar a bateria, no momento certo, durante uma viagem. Quando a bateria precisa ser recarregada, o sistema de navegação sugere as estações de carregamento adequadas existentes nas proximidades.

A Mazda já anunciou que o arranque das vendas do novo 6e no mercado europeu terá lugar já a partir deste verão, com Portugal a ter as primeiras unidades à venda em meados de setembro.