O ator Michael Madsen morreu esta quinta-feira, aos 67 anos, na sequência de uma paragem cardíaca. O norte-americano era mais conhecido pelas suas atuações nos filmes "Reservoir Dogs" e "Kill Bill: Vol. 1" e "Vol. 2", ambos realizados por Quentin Tarantino.

Michael Madsen foi encontrado sem vida esta manhã na sua casa em Malibu, Califórnia, nos Estados Unidos. A notícia foi confirmada pelo seu empresário, Ron Smith, ao canal televisivo NBC News.

A aliança cinematográfica com Tarantino

O ator, nascido a 25 de setembro de 1957, teve uma carreira de mais de 40 anos, com dezenas de papéis no cinema. No entanto, foi graças a Quentin Tarantino — que dava os seus primeiros passos como realizador em Hollywood — que Michael Madsen se estreou em grande, com o filme Reservoir Dogs em 1992.

Neste filme, o ator norte-americano interpretou a personagem Mr. Blonde, ao lado de outros nomes importantes do cinema, como Harvey Keitel, Tim Roth, Chris Penn, Steve Buscemi, Lawrence Tierney, Edward Bunker e o próprio Quentin Tarantino.

Dois anos depois, recusou participar noutro clássico do seu amigo realizador — Pulp Fiction (1994) — ao rejeitar o papel de Vincent Vega, que acabou por ser interpretado por John Travolta.

Já no início do século XXI, Michael Madsen voltou a participar num dos grandes sucessos de Quentin Tarantino, Kill Bill Vol. 1 (2003) e Kill Bill Vol. 2 (2004), interpretando a personagem Budd, membro do “Esquadrão Assassino das Víboras Mortais”, do qual também faziam parte Daryl Hannah, Vivica A. Fox e Lucy Liu e liderado por David Carradine.

Em 2015, Michael Madsen regressou ao grande ecrã com mais um filme de Quentin Tarantino, The Hateful Eight, onde interpretou o personagem Joe Gage. Quatro anos depois, fez uma breve aparição em Once Upon a Time... in Hollywood (2019), no papel do xerife Hackett.

Ao longo da sua carreira, Michael Madsen participou ainda em filmes como Thelma & Louise (1991), Maverick (1994), Donnie Brasco (1997), Sin City (2005), entre outros.

Além da sua carreira cinematográfica, também esteve envolvido em produções literárias e de videojogos. Em Grand Theft Auto: Vice City (2002), deu a voz a Sonny Forelli, um dos personagens principais, e voltou a interpretar Budd no videojogo Kill Bill: Vol. 1 (2003).

[Artigo atualizado às 22:29]