
A Mitsubishi Motors apresentou a nova geração do Grandis, que abdica do formato de monovolume de sete lugares, para passar a assumir-se com um SUV compacto.
Tendo por base o Renault Symbioz, o novo Grandis é o terceiro modelo da marca dos três diamantes baseado num modelo da marca francesa, depois do Colt (Clio) e do ASX (Captur).

Desenvolvido sob o conceito “Versatilidade Dinâmica”, o design do novo Grandis é ousado e confiante. O Dynamic Shield dianteiro confere-lhe um caráter distinto e aerodinâmico, estendendo-se pelas laterais num formato que oferece um perfil desportivo e dinâmico. Na traseira, o motivo hexagonal escultural expressa força, e os farolins dispostos horizontalmente criam um efeito uniforme.
Ao nível de motorizações, o novo Grandis foi adaptado ao mercado europeu integrando dois tipos de motores: um mild hybrid (MHEV) e uma variante full hybrid (HEV). O sistema MHEV conta com um motor a gasolina de 1,3 litros turboalimentado e uma transmissão manual de seis velocidades ou uma transmissão automática de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT). O motor oferece uma potência de 140 cv.

O sistema simplifica a eletrificação ao combinar a simplicidade da tecnologia de combustão com um motor elétrico, que atua como motor de arranque e é acionado por correia, e alimentado por uma bateria de iões de lítio, de 12 V. Esta combinação permite a recuperação de energia durante a desaceleração e a travagem, que é utilizada para reforço temporário do binário.
Já o sistema HEV combina seis componentes para ajudar a maximizar a eficiência e o desempenho: um motor a gasolina de quatro cilindros naturalmente aspirado de 1,8 litros produzindo 107 cv de potência, a que se junta um motor elétrico principal de 48 cv, um motor secundário de 20cv, uma bateria de tração de iões de lítio de 1,4 kWh, comando da eletrónica da potência e uma caixa automática do tipo multimodo inteligente.

Cada componente funciona para proporcionar uma experiência de condução mais suave. Em ambientes urbanos, o Grandis pode atingir até 80% de potência elétrica, tornando as viagens mais eficientes e reduzindo significativamente a poluição sonora. E quando o motor a combustão é necessário, o sistema oferece economia de combustível de até 40% na condução urbana.
Com 4,41 metros de comprimento, 2 m de largura (com retrovisores) e 1,58 m de altura, o novo Mitsubishi Grandis tem visual próprio, com linhas que deixam passar seu parentesco com o SUV da Renault, assim como um interior altamente conectado e amplo.

No habitáculo, destaque para o ecrã do sistema de infoentretenimento de 10,4″, posicionado verticalmente e direcionado para o condutor, que é complementada por um painel de instrumentos de 10’’, apoiado por um ecrã secundário com 7’’.
Dependendo do nível de acabamento (Motion, Kaiteki e Kaiteki+), os bancos oferecem aquecimento e uma seleção de tecidos de alta qualidade. O novo Grandis conta ainda com um tejadilho panorâmico, bancos traseiros que podem ser movidos para a frente em até 160 mm para fornecer mais espaço de carga, além de permitir mais espaço para as pernas dos passageiros dos bancos traseiros. Já a bagageira tem capacidade para 492 litros de capacidade que podem chegar aos 1455 litros, com os bancos traseiros rebatidos.

A Mitsubishi anunciou que o novo Grandis vai começar a ser produzido no quarto trimestre de 2025 na fábrica da Renault em Valladolid, Espanha, e vai chegar ao mercado no final do ano com uma garantia de oito anos ou 160.000 km.