Alguns transeuntes que circularam esta manhã na baixa da cidade, dizem ter ficado surpreendidos com uma mancha no mar no Porto do Funchal.

Segundo referiram, parecia tratar-se de “uma grande mancha de combustível”, o que consideraram ser prejudicial para o meio ambiente.

Contactada pelo DIÁRIO, a administração dos Portos da Madeira (APRAM) confirmou que após ter recebido uma denúncia para “uma mancha de hidrocarbonetos no espelho de água junto ao cais 6, foi destacado para o local uma equipa para identificar a origem da mesma”.

“No local, verificou-se que a mancha provinha do interior do cais de pescas, suspeitando-se que a origem estaria relacionada com uma embarcação. O alerta foi dado à Autoridade Marítima e à Polícia Marítima, que procedeu à identificação do armador e à recolha de amostras para análise e determinação da origem da mancha”, explicou a APRAM.

Como medida preventiva, os Portos da Madeira colocaram material de combate à poluição, nomeadamente rolos absorventes, em torno da embarcação suspeita.