O lucro operacional do Grupo VW regrediu 29%, para €3,8 mil milhões no trimestre encerrado em 30 de junho, face ao mesmo período do ano anterior.

O maior construtor automóvel da Europa, sublinha que os altos custos decorrentes do aumento das tarifas de importação dos EUA, das provisões para reestruturação na Audi, VW Passenger Cars e Cariad, bem como as despesas relacionadas com as regulamentações de CO2, foram os principais motivos para a queda dos lucros.

Desta forma, o Grupo VW reduziu suas expectativas de negócio para o ano de 2025: o grupo espera agora que apenas que as vendas permaneçam no nível do ano anterior, face à previsão de um aumento de até 5%, já a margem de lucro operacional para este ano é estimada entre 4% e 5%, o que compara com a projeção anterior de 5,5% a 6,5%.

A empresa assume que as tarifas de importação de veículos novos para os EUA permanecerão no limite inferior das suas expectativas, se as tarifas permanecerem nos 27,5%. Na melhor das hipóteses, o grupo prevê uma tarifa de 10%. “Há um alto grau de incerteza quanto ao desenvolvimento futuro da situação tarifária e os seus efeitos e interações”, afirmou a empresa em comunicado.

No entanto, Oliver Blume, CEO da empresa continua otimista, já que a VW permanece economicamente estável num ambiente extremamente desafiador. “Isso baseia-se no sucesso dos nossos novos produtos. Melhoramos significativamente o design, as tecnologias e a qualidade, e fizemos progressos significativos em software. Num ambiente de mercado globalmente desafiador, os nossos números de vendas permanecem estáveis.”

Na Europa, o Grupo também viu crescer sua posição de liderança na eletromobilidade, com uma participação de mercado de 28%. “As nossas carteiras de pedidos estão bem preenchidas. Impulsionadas pela nossa ofensiva contínua de produtos e pela procura consistentemente forte, esperamos que essa tendência positiva continue no segundo semestre do ano”, disse Blume.

A VW destacou ainda a forte procura na Europa Ocidental, que apresentou um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse aumento da procura foi impulsionado por novos modelos de todos os tipos de propulsão, incluindo os modelos elétricos VW ID.7 Tourer, Skoda Elroq e Audi Q6 e-tron.