A Kia acaba de apresentar o EV5 destinado ao mercado europeu, que chega cerca de dois anos depois do modelo 100% elétrico ter sido lançado na China, o maior mercado automóvel do mundo.

Desenvolvido com base na arquitetura dedicada para veículos elétricos do Hyundai Motor Group, a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) com tecnologia de 400 V, o EV5 harmoniza o estilo arrojado de um SUV com a praticidade do dia a dia e a tecnologia de ponta.

Com um design robusto, fiel à filosofia “Opposites United” da Kia, a estética do EV5 foio adaptada ao gosto europeu, destacando-se uma silhueta robusta e quadrada, uma coluna D proeminente e uma assinatura luminosa o “Star Map” característica da Kia na dianteira e na traseira. Além disso, o EV5 oferece três opções de jantes que anunciam vantagens visuais e funcionais: 18″ ou 19″ para o modelo de entrada, 19″ para o V5 GT-Line e, posteriormente, 20″ para o desportivo EV5 GT.

Com 4,61 m de comprimento e 2,75 m de distância entre eixos, o Kia EV5 anuncia um habitáculo que foi projetado para atender às necessidades práticas do estilo de vida europeu. Os bancos traseiros rebatíveis na totalidade, maximizam o espaço da bagageira, que apresenta uma capacidade de 566 litros, que podem chegar aos 1650 litros, criando um generoso compartimento de carga de até dois metros de comprimento.

Além disso, existem ainda um conjunto de soluções funcionais, como o consola central com compartimentos, que tornam o EV5 um modelo ideal tanto para a cidade quanto para atividades ao ar livre.

Ainda no interior, o EV5 apresenta um ambiente de lounge, com bancos com apoio lombar, aquecimento e ventilação. Os materiais internos incluem plástico PET reciclado nos bancos e tapetes; espuma de base biológica nos bancos, consola central e encostos de cabeça; e acabamento sem BTX (benzeno, tolueno e xileno) nas portas, painel e consola central.

A complementar este ambiente de lounge, destaque para um painel de instrumentos e um ecrã do sistema de infoentretenimento, ambos de 12,3’’, que são separados pelo ecrã 5’’ do sistema de climatização.

A Kia anunciou ainda que o EV5 conta com uma vasta lista de sistemas de assistência à condução de última geração, bem como a funcionalidades V2L de forma a alimentar pequenos dispositivos elétricos, bem como V2G para fornecer energia à rede elétrica.

O novo SUV elétrico da Kia destinado ao mercado europeu apresenta-se com um motor elétrico de 218 cv e 310 Nm de binário máximo, que é alimentado por uma bateria NMC (níquel, manganês e cobalto) de 81,4 kWh, que permite anunciar uma autonomia de até 530 em ciclo WLTP, e tanto a versão de entrada quanto a GT-Line suportam carregamento rápido (DC) até 150 kW, que permite carregar a bateria de10% a 80% em apenas 30 minutos, ou até 11 kW em corrente alternada.

O lançamento do Kia EV5 no mercado europeu está previsto para o segundo semestre deste ano, tudo apontando para a sua chegara depois do verão, no entanto, a marca sul-coreana ainda não revelou os preços do novo SUV elétrico para o mercado nacional.