“É uma enorme honra ser um dos vencedores do Early Investigator Award 2025 da Endocrine Society. Este reconhecimento significa muito para mim e motiva-me a continuar a aprender, crescer e contribuir para o campo da hipófise e da neuroendocrinologia. Importa referir que esta não é apenas uma conquista pessoal, mas também um reflexo das pessoas incríveis com quem tive (e tenho) o privilégio de trabalhar,” salienta Pedro Marques.

Um dos estudos mais recentes foi publicado na revista “Endocrine-Related Cancer” e teve como objetivo estudar a interação entre as quimiocinas e células imunitárias nos adenomas hipofisários e identificar mecanismos através dos quais esta interação possa promover o crescimento e agressividade tumorais. “Os nossos resultados sugerem que a quimiocina CCL2 parece ter um papel biológico relevante nos tumores hipofisários, conferindo maior agressividade tumoral e tem ainda um importante valor prognóstico na identificação de tumores mais difíceis de tratar”, especifica Pedro Marques.

Continuando: “O nosso estudo mostra, ainda, importantes relações entre a expressão de CCL2 nos tumores hipofisários e várias vias biológicas importantes em cancro, levando nomeadamente à ativação de uma via designada de transição epitélio-mesenquimatos e, por outro lado, a CCL2 aumenta a vascularização tumoral.

O docente da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa explica que “compreender o papel do microambiente tumoral, e concretamente dos seus vários elementos e substâncias, incluindo a CCL2, na biologia dos tumores hipofisários, bem como a sua capacidade de interação com as células imunitárias e células tumorais, vai permitir avançar significativamente o conhecimento dos mecanismos tumorigénicos dos tumores hipofisários”.

Poderão também ser identificados novos biomarcadores úteis para o diagnóstico da doença e delinear novos alvos terapêuticos, bem como novas formas de tratamento no domínio da imunoterapia para doentes com tumores hipofisários mais agressivos e resistentes às terapêuticas convencionais.

O prémio será oficialmente entregue na reunião anual da Endocrine Society — o ENDO 2025 — que terá lugar em São Francisco, nos EUA, no dia 13 de julho. Os Prémios Early Investigator da Endocrine Society têm como objetivo apoiar e reconhecer jovens investigadores promissores na área da investigação endócrina.

Pedro Marques é professor convidado na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, endocrinologista na CUF e gestor de projetos de Programas Científicos na Sociedade Europeia de Endocrinologia (ESE). É ainda vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).

MJG

Notícia relacionada

Sociedades médicas apelam a reforço das políticas de saúde na área da Endocrinologia