Donald Trump voltou a insultar o presidente da Reserva Federal norte-americana (FED), ao afirmar que este é “um bebé” e “deve demitir-se imediatamente”. Citado pela agência Bloomberg, Trump usou a sua rede social na passada terça-feira para, depois de ter terminado uma reunião do seu gabinete, dizer que Jerome Powell “há meses que chora como um bebé perante uma inflação que não existe, e não faz o que é preciso”. Trump referia-se à descida das taxas de juro que, na última reunião da FED, realizada no mês passado, continuaram inalteradas. “Agora é que é o momento para descer!”, escreveu o presidente dos Estados Unidos na sua rede social.

Confrontado com estas declarações, um porta-voz da FED recusou fazer qualquer comentário.

Recorde-se que, quando esteve em Sintra, no início deste mês, Powell afirmou: “Estou focado na minha missão, e na missão que o Senado norte-americano nos confiou: garantir a estabilidade dos preços”. Quando questionado sobre “o que é que o mantinha acordado durante a noite?”, Powell foi claro: “O que me mantém acordado à noite é a preocupação de entregar uma economia em bom estado ao meu sucessor”.

No passado mês de junho, Trump afirmou que tinha três ou quatro candidatos possíveis para substituir Powell, cujo mandato termina em maio de 2026, e que escolheria aquele que descesse mais rapidamente as taxas de juro.