
O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, está a apoiar cinco estudantes madeirenses na sua participação no programa de Verão 'Summer Medical School: Lifestyle', promovido pela Faculdade de Ciências Médicas | Nova Medical School (FCM|NMS), que decorrerá de 14 a 18 de Julho, em Lisboa.
O protocolo estabelecido garante um apoio completo aos estudantes, cobrindo a inscrição, estadia, comodidade e acompanhamento integral durante todo o programa. A Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil irá cobrir o pagamento das inscrições, no valor de 250 euros cada. De referir que, este ano, a Escola da APEL assumiu os custos da viagem, uma despesa que era anteriormente da responsabilidade dos encarregados de educação.
"Este apoio visa reconhecer o esforço dos alunos e garantir a acessibilidade financeira a todos os participantes", explica a secretaria, em comunicado.
Neste sentido, a secretária regional de Saúde e Protecção Civil, Micaela Freitas, reuniu-se hoje com os jovens seleccionados para esta iniciativa, que visa promover hábitos de vida saudáveis, abordando temas como Nutrição, Desporto, Ciência e Saúde Mental.
Na ocasião, a governante expressou a sua satisfação com a qualidade do projecto dinamizado pela FCM|NMS e agradeceu o envolvimento da Escola da APEL nestas iniciativas educativas. Dirigindo-se aos estudantes, desejou-lhes uma experiência enriquecedora que, sem dúvida, lhes proporcionará uma valiosa rede de contactos futuros. Estes cinco alunos madeirenses irão juntar-se, durante uma semana, a um grupo mais alargado de 28 participantes, de diversas regiões do país.
A divulgação desta oportunidade foi feita nas escolas da Região, incluindo uma sessão de apresentação na Escola da APEL no dia 19 de Março. As candidaturas estiveram abertas de 19 de Março a 30 de Abril. Foram seleccionados cinco estudantes da Escola da APEL, sendo três do 12.º ano, um do 11.º ano e um do 10.º ano, com base em critérios de selecção.
Esta é a 3.ª edição da 'Summer Medical School: Lifestyle' que o Governo Regional apoia. "A cooperação contínua entre a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil e a FCM|NMS reflecte o compromisso do Governo Regional na promoção da saúde, na adopção de estilos de vida saudáveis e na melhoria da literacia em saúde junto da comunidade educativa", conclui.