Élvio Sousa (JPP) trouxe ao discurso do Dia da Região o episódio ocorrido com Eduardo Jesus, ao utilizar linguagem imprópria na Assembleia Legislativa, que revelam escola arruaceira e anti-democrática.

O deputado lembrou também palavras de Pedro Ramos ou ameaças de Carlos Rodrigues, em tempos idos. “As aves da mesma plumagem tendem a voar juntas”.

Assim, o deputado critica o ambiente político regional, denunciando comportamentos insultuosos e arrogantes por parte de membros do Governo, acusando-os de má educação e fanatismo ideológico. Reprovou o silêncio cúmplice das instituições perante esses episódios e até citou a Bíblia.

Há “silencia da hipocrisia”, garante, em contrasta com a voz instruída do povo.

Élvio Sousa defendeu um modelo de debate político assente na elevação e respeito e garantiu que o JPP será partido de moderação, estabilidade e defesa intransigente da Autonomia. Contestou o discurso oficial de crescimento económico, apontando que os indicadores positivos do PIB e do turismo não se traduzem em melhoria real das condições de vida: salários baixos, custo de vida elevado, habitação inacessível, exclusão social, precariedade na saúde e no apoio aos idosos, entre outros problemas.

Élvio Sousa citou o estudo de 2024 que revela que 1 em cada 4 madeirenses vive em risco de pobreza e denunciou a inacção da República em assumir os custos da insularidade e defende uma revisão constitucional que fortaleça os poderes regionais, com medidas concretas como: Reforma da Lei das Finanças Regionais; Solução para o subsídio de mobilidade; Perdão parcial da dívida regional; Assunção dos custos com Saúde e Educação; Criação de círculos eleitorais próprios no Parlamento Europeu e ALRAM; Legalização de partidos regionais.

Élvio Sousa referiu propostas concretas: Redução do IVA e IRS; Regulação dos combustíveis; Consolidação da habitação pública com fundos PRR e verbas extraordinárias; Garantia de tempos máximos de espera na saúde; Aumento do complemento solidário para idosos; Estabelecimento de um ferry para passageiros e mercadorias; Bilhetes aéreos a preços acessíveis para residentes e estudantes.

Élvio Sousa terminou com um apelo à vigilância democrática e à verdade, propondo liderança da oposição com responsabilidade e esperança.