
José Manuel do Rosário Ramos, empresário madeirense sequestrado no passado dia 11 de Junho na zona de Townsview, em Joanesburgo, já foi libertado. A informação foi confirmada pelo Fórum Português na África do Sul.
Depois de cerca de três semanas em cativeiro, o emigrante madeirense regressou em segurança ao convívio da família, colocando um ponto final numa situação que gerou forte preocupação junto da comunidade luso-descendente naquele país.
Numa nota oficial o Fórum Português expressou o seu “sincero agradecimento à Polícia Sul-Africana pela colaboração com o Fórum Português na garantia de um desfecho seguro para José Manuel do Rosário Ramos”. A organização fez ainda questão de reafirmar a sua “confiança nas instituições de justiça sul-africanas para que os responsáveis por este crime sejam devidamente responsabilizados”.
Natural da Madeira, José Ramos vive há várias décadas na África do Sul, sendo uma figura respeitada na comunidade portuguesa em Joanesburgo, com ligações de longa data a várias iniciativas de carácter social e cultural.