
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai aprovar amanhã, quinta-feira, 31 de Julho, um investimento de 42 mil euros destinado à reabilitação de seis habitações, beneficiando mais seis famílias através do Programa Municipal PRESERVA.
A proposta que segue para votação na reunião de Câmara Municipal representa um novo passo na estratégia municipal de apoio às famílias mais vulneráveis do concelho, visando melhorar as condições de habitabilidade e garantir maior conforto, salubridade e segurança.
O Programa Municipal PRESERVA (Programa de Apoio à Conservação, Reparação e Beneficiação de Habitações Degradadas de Agregados Familiares Carenciados) tem como principal objectivo reduzir as carências habitacionais no município, financiando obras de conservação, reparação ou beneficiação de habitações degradadas.
As intervenções abrangidas pelo programa incluem melhorias nas redes de abastecimento de água, eletricidade e esgotos, bem como o reforço da segurança e conforto das habitações. O apoio é concedido a fundo perdido e pode atingir 7.000 euros, consoante o rendimento do agregado familiar.
Esta iniciativa insere-se na estratégia do executivo liderado por Cristina Pedra para reforçar a habitação social no Funchal. A medida surge após a recente inauguração do Nazaré Park, no passado dia 22 de Julho, um empreendimento orçado em 4,5 milhões de euros que irá alojar 33 famílias.
Durante a cerimónia de inauguração, a presidente da CMF destacou a importância destes projetos. "Não há maior satisfação do que ver a alegria de quem chamará a este lugar 'casa'", afirmou Cristina Pedra. "Com esta inauguração, o Funchal inicia um ciclo de projetos decisivos para responder à crise habitacional que afecta a Região e o País", acrescentou, reforçando que a habitação social é uma das grandes prioridades do actual mandato.