
Dani Sordo ostentará o número 1 no seu Hyundai i20N Rally2 na 66.ª edição do Rali da Madeira, dentro de uma semana na estrada. O piloto espanhol da Hyundai encabeça a lista de 97 inscritos revelada, esta tarde, pelo Club Sports da Madeira, entidade responsável pelo evento desde a sua primeira edição, em 1959.
O rol hoje revelado é pautado não só por uma grande quantidade de concorrentes como pela grande qualidade das mesmas, deixando antever um rali memorável.
Da lista hoje tornada pública constam 24 concorrentes com viaturas Rally2, 7 com RGT e 26 com Rally4, o que, em condições normais, possibilitará aos muitos espectadores presenciarem durante cerca de uma hora a evolução de equipas com as melhores viaturas disponíveis nesta altura ao nível competitivo internacional. O Rali da Madeira contará com vedetas internacionais assim como com os pilotos que discutam as primeiras posições nos campeonatos nacionais e regionais e também aqueles das competições monomarca que incluem a prova no seu calendário.
Anexo (PDF): Lista de Inscritos da edição 2025 do Rali da Madeira
Para além de Sordo, estarão à partida do evento, Simone Campedelli e Diego Ruiloba, os dois pilotos mais rápidos na edição transata, e, entre outros, nomes como os de Kris Meeke, Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, Miguel Nunes, José Pedro Fontes, João Silva, Rúben Rodrigues, Alexandre Camacho, o recordista de vitórias no rali, Miguel Caires ou Rui Jorge Fernandes. Estes e outros concorrentes estarão ao volante de todas as marcas presentes neste grupo, Skoda, com várias versões do Fabia Rally2, Toyota GR Yaris Rally2, Citroën C3 Rally2, Hyundai i20N Rally2 e mesmo um Ford Fiesta R5.
Filipe Freitas, Gil Freitas, Joachim Wagemans ou Paulo Mendes são referências nos baixos e eficientes RGT feitos pela Porsche e Alpine. Competição dentro de outra, a luta pela primazia no domínio dos utilizadores de viaturas de tração dianteira será acalorada. Para além dos pilotos que marcam o ritmo nesta categoria tanto ao nível nacional como regional, o Rali da Madeira contará novamente com a presença dos principais interessados nas Peugeot Rally Cup Iberica e Portugal. O equilíbrio entre viaturas RC4 leva mesmo nomes como os de Vasco Silva, Sandro Teixeira, Carlos Ferreira, Henrique Moniz, Ricardo Sousa, Giovanni Fariña ou o anterior vencedor do rali, Adruzilo Lopes, a vaticinarem como será o escalonamento nas várias fases da corrida.
O evento dirigido por Filipe Sousa contará também com pilotos nos não tão actuais R3T, Nuno Ferreira ou João Alix, ou vedetas do espetáculo como Cláudio Nóbrega em Datsun 1200, Miguel Gouveia com BMW E36 ou Mário Oliveira com Ford Escort RS Mk II. Razões de sobra para uma população devotada aos ralis e os muitos forasteiros que por esta altura se deslocam à Madeira manifestarem a sua impaciência para que o Rali da Madeira esteja na estrada.