
O director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marco Caldeira, marcou presença esta quinta-feira, 24 de Julho, na abertura oficial da Mostra do Trigo e da Batata-doce, em Santana, em representação do secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel.
Na ocasião, o responsável enalteceu as iniciativas que contribuem para a preservação e divulgação das tradições da Madeira e do Porto Santo e que ajudam significativamente para a dinamização da economia local.
Para Marco Caldeira “é importante que se continue a privilegiar as culturas com potencial de crescimento, a exemplo da batata-doce, dada a elevada qualidade que o produto evidencia e o aumento constante da procura, beneficiando também do reconhecimento do estatuto DOP – Denominação de Origem Protegida”.
A batata-doce da Madeira é reconhecida pela União Europeia desde Julho de 2024 como DOP, um estatuto que protege, identifica e valoriza as variedades tradicionais 'Brasileira', '5 bicos', 'Cenoura regional', 'Inglesa', 'Cabeiras', 'Amarelinha' e 'Cabreira branca do Porto Santo' em todo o mercado europeu.
O evento, que já vai na sua 3.ª edição, realizou-se ontem e foi organizado pela Casa do Povo de São Jorge, contando com a colaboração do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas.