Decorrem até 31 de janeiro as candidaturas à 3ª fase do programa em Engenharia da Digitalização, o primeiro doutoramento internacional a ser outorgado pelo Politécnico do Cávado e do Ave.
Os "suspeitos do costume" Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha, com mercados ativos de titularização de NPL, apresentam rácios de NPL reduzidos para 2024. Isto poderá levar ao surgimento de transacões de NPL noutras jurisdições europeias no futuro, defende a DBRS.
A IM Gestão de Ativos, Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo, SA (IMGA)
está a alargar a sua área de atuação geográfica, passando a contar, desde o início de 2025, com
um escritório de representação na cidade do Porto.
Segundo o analista de mercados do Millenium Ramiro Loureiro "os investidores vão mostrando otimismo na manhã desta quarta-feira, enquanto aguardam com grande expectativa pela evolução da inflação nos EUA em dezembro do ano passado, com os analistas a estimarem que tenha ocorrido uma aceleração".
De acordo com a ‘Reuters’, os incêndios destruíram propriedades e perturbaram o mercado de trabalho, áreas que podem exercer alguma pressão na inflação do país. Contudo, esse cenário não é suficiente para alterar as perspetivas sobre este indicador.
A isenção de IMT já abrangeu 16 mil jovens e permitiu poupança de 62 milhões de euros, revelou o ministro. Já quanto a possíveis mexidas no IRS Jovem para evitar um benefício maior a quem entrou mais tarde no mercado laboral, Miranda Sarmento deixou em aberto mexidas no regime.
Reabertura das oficinas de Guifões criou 79 postos de trabalho e permitiu a recuperação de material circulante que serve várias linhas de norte a sul do país, revelou a CP esta quarta-feira.
O objetivo passa por poupar 53 mil milhões de euros para reduzir o défice do país, que está perto dos 6%. Para isso o governo gaulês pretende reduzir a despesa pública em 32 mil milhões de euros e aumentar os impostos em 21 mil milhões de euros.
Os números no final do ano, que Miranda Sarmento antecipa tenha sido "um bom quarto trimestre", devem garantir o objetivo de crescimento para 2024 e ajudar a alcançar um avanço do PIB acima de 2%.
O novo Presidente da República do país realçou que "com os recursos gerados pelos ativos do gás natural, vamos capitalizar esse banco e investir de imediato em projetos que transformem a vida dos moçambicanos".
"Iniciamos juntos uma nova era para Moçambique. Moçambique é maior que qualquer desafio ou crise. Unidos somos capazes de transformar a dor em prosperidade", começou por realçar o quinto presidente eleito do país que tomou posse esta quarta-feira em Maputo.
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, em 2000, Daniel Francisco Chapo nasceu em Inhaminga, província de Sofala, centro de Moçambique, em 06 de janeiro de 1977, sendo por isso o primeiro candidato da Frelimo e o primeiro Presidente nascido já depois
A cerimónia está a decorrer na Praça da Independência, no centro de Maputo, sob fortes medidas de segurança no exterior e no acesso ao recinto, face ao anúncio de manifestações e protestos, convocados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane.
Chapo é investido hoje, em Maputo, como quinto Presidente da República de Moçambique, o primeiro nascido já depois da independência do país, numa cerimónia com cerca de 2.500 convidados e a presença de dois chefes de Estado.
“Estes problemas em Moçambique não surgiram de um dia para o outro. Há uma situação social e económica que se tem vindo a degradar nos últimos anos e a expectativa é que o novo Governo procure resolver estes problemas”, o que “não é fácil”, disse à agência Lusa o advogado moçambicano Adriano Malalan
A PSP terá incluído a zona do Martim Moniz no plano de videovigilância mas a autarquia dá prioridade ao Cais do Sodré. Câmara manifesta-se disponível para acolher as recomendações da PSP face a novas áreas que necessitem de maior vigilância através destes meios.
Dados da Cruz Vermelha indicam que, em 2024, o crescimento dos apoios sociais foi de 53%, sendo que este valor sobe para 62% considerando o auxílio em áreas como a alimentação, habitação, saúde e educação.
Rangel, que representa o Governo português na cerimónia de investidura de Daniel Chapo, destacou uma “relação forte” entre Marcelo Rebelo de Sousa e Moçambique e indicou que Portugal tem acompanhado a atualidade do país face à tensão pós-eleitoral.