
A equipa sénior feminina de futsal do Vitória Clube de Santarém garantiu a subida ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Futsal, marcando um feito histórico para o clube e para o desporto do concelho. O apuramento para a edição de 2025/2026 da competição nacional surge no culminar de uma época brilhante, onde a formação comandada por Leonor Meneses e Teresa Trindade conquistou um notável “triplete”, arrecadando o Campeonato Interdistrital das Associações de Futebol de Santarém e Castelo Branco, a Taça Distrital e a Supertaça Distrital.
O clube scalabitano realça que este patamar agora atingido foi alcançado graças a uma excelente prestação na Taça Nacional da categoria, onde a equipa terminou no segundo lugar da sua série na 2.ª fase, ficando apenas atrás do SCU Torreense, que viria a conquistar o troféu.
“Este é um feito absolutamente histórico para o Vitória Clube de Santarém e para o desporto do concelho”, refere o clube em nota publicada nas suas redes oficiais, acrescentando que “este enorme grupo de trabalho finalmente concretizou mais um tão almejado sonho azul e branco”. O Vitória destaca ainda que esta equipa alia atletas experientes, presentes desde a primeira época de sempre do escalão sénior, a jovens formadas nos escalões de formação do clube.
Com esta conquista, o Vitória Clube de Santarém passa a ter as suas principais equipas femininas nos campeonatos nacionais, uma vez que a equipa júnior sub-19 compete já no principal escalão do futsal português. Para o clube, este é mais um marco significativo na sua história, que celebra nesta temporada a 20.ª época oficial.
Em agosto terá início o período de preparação da equipa, com vista à definição do plantel que disputará o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e a Taça de Portugal na próxima temporada. O Vitória Clube de Santarém sublinha, por fim, que esta equipa se assume já hoje como um dos ex-líbris do desporto do Município de Santarém, sendo reconhecida pela sua consistência e sucesso a nível interdistrital desde a sua fundação em 2007.