
O transporte a pedido ‘Ir e Vir’, que permite às populações deslocarem-se nos 14 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, vai estar disponível em 52 localidades do concelho de Viseu, a partir de 26 de maio.
Serão 21 táxis disponíveis para este serviço de transporte flexível que a CIM promove desde 2021, na altura tendo arrancado em seis concelhos, e com o objetivo de servir populações que não dispunham, ou tinham limitações, no acesso aos serviços de transporte público.
A partir do dia 26 de maio, e com a chegada a Viseu, todos os 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões passam a dispor do serviço de transporte ‘Ir e Vir’ que pode ser solicitado para a população.
O ‘Ir e Vir’ deve sempre ser solicitado com 24 horas de antecedência e a deslocação será depois assegurada por táxi e com o custo para o utente equivalente ao do bilhete do serviço de transporte público, com a CIM a assumir a diferença.
O serviço pode ser solicitado por qualquer pessoa dos 14 concelhos abrangidos para deslocações para o Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato, em Viseu, e o objetivo é que possa também ser usado para transporte até às estações ferroviárias, assim que a linha da Beira Alta estiver totalmente operacional.
Em quatro anos o serviço ‘Ir e Vir’ foi usado, nos 13 municípios, por mais de 36 mil passageiros e envolveu mais de 100 táxis, destacando-se cerca de 80% de solicitações para levar os utentes em deslocações até aos serviços de saúde.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.