
Vila Viçosa vai acolher, este ano, a eleição nacional da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros, uma iniciativa promovida anualmente pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) desde 2009.
O evento decorre em articulação com o município que detém o título de “Cidade do Vinho”, cabendo em 2025 a Vila Viçosa a organização da gala nacional. A iniciativa tem como principal objetivo a valorização das tradições e da cultura rural portuguesa, procurando também incentivar a sua transmissão às gerações mais jovens.
As jovens participantes na eleição nacional são previamente selecionadas em concursos organizados pelos municípios associados da AMPV. Cada candidata representa o seu território, tendo em comum a ligação às comunidades rurais e vitivinícolas.
Segundo a AMPV, este concurso distingue-se dos modelos tradicionais de concursos de beleza ou de eleição de ‘misses’, assentando num conceito próprio. As provas integram componentes de conhecimento, comunicação e valorização dos territórios vinhateiros, visando promover a ligação dos jovens ao mundo rural.
A realização do evento em Vila Viçosa integra-se na agenda da Cidade do Vinho 2025, reforçando a promoção do concelho enquanto destino enoturístico e cultural.