
O Laboratório HERCULES da Universidade de Évora foi o local escolhido para o lançamento nacional do programa “Ciência Viva no Laboratório”, uma iniciativa que proporciona estágios científicos de verão gratuitos a estudantes do 9.º ao 12.º ano do ensino secundário e profissional.
A cerimónia contou com a presença de Vítor Nogueira, Pró-Reitor para a Transformação Digital e Ciência Aberta da Universidade de Évora, António Candeias, diretor do Laboratório HERCULES, Ana Noronha, diretora executiva do programa Ciência Viva, e Teresa Ferreira, docente do Departamento de Química e Bioquímica da UÉvora e investigadora responsável pela ação “Holy Bodies | As relíquias vistas pelos cientistas”.
Durante esta semana, quatro estudantes do ensino secundário integram um estágio científico promovido por investigadores da Universidade de Évora e da Universidade Aberta, envolvendo os centros HERCULES, CIDEHUS e ARTÉRIA Lab. Os alunos contactam com áreas como História, História da Arte, Antropologia Forense, Química e Digitalização 3D com realidade virtual, analisando relíquias com séculos de existência a partir de múltiplas perspetivas científicas.
Teresa Ferreira explicou que a ação visa articular conteúdos programáticos das disciplinas dos estudantes com uma experiência prática em ambientes laboratoriais, bibliotecas e espaços patrimoniais como o Convento dos Remédios. Os alunos terão ainda visitas de estudo a igrejas de Lisboa para aprofundar o conhecimento sobre a história da arte dos relicários.
O programa Ciência Viva no Laboratório, que celebra em 2025 a sua 29.ª edição, envolve este ano 76 instituições científicas, oferecendo 294 estágios a 849 jovens. Desde a sua criação, milhares de estudantes em todo o país já participaram nesta iniciativa.
Segundo Teresa Ferreira, este tipo de experiências práticas contribui para uma melhor compreensão das matérias escolares e para o aumento da motivação dos jovens para áreas científicas. A docente sublinhou ainda que vários estudantes que participaram em edições anteriores acabaram por escolher a Universidade de Évora para prosseguir os seus estudos.