A Universidade de Coimbra (UC) vai atribuir, na próxima terça-feira, dia 13 de maio, o grau de Doutor Honoris Causa ao Rei de Espanha, Felipe VI, e ao Presidente da República de Itália, Sergio Mattarella. A cerimónia solene decorre a partir das 18h00, na Sala Grande dos Atos, conhecida como Sala dos Capelos.

Os dois chefes de Estado terão como apresentante o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. Felipe VI será distinguido pela Faculdade de Direito da UC (FDUC), com elogio a cargo do Professor Catedrático Rui de Figueiredo Marcos. Já Sergio Mattarella receberá a distinção pela Faculdade de Economia (FEUC), sendo elogiado pela Professora Catedrática Raquel Freire.

Este reconhecimento insere-se numa tradição seletiva da UC, que homenageia pontualmente chefes de Estado em exercício. A última distinção deste género ocorreu em 2017, quando foi agraciado o então Presidente da Grécia, Prokópis Pavlópoulos. A homenagem a Felipe VI acontece 36 anos após o seu pai, Juan Carlos I, ter sido igualmente distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa pela mesma universidade, a 17 de maio de 1989.

O acesso à cerimónia será reservado, mas poderá ser acompanhado em direto através do site oficial da Universidade (www.uc.pt/emdireto) e no Auditório da Faculdade de Direito. A receção oficial aos homenageados terá lugar às 17h10, na emblemática Porta Férrea, seguindo-se o préstito académico entre a Biblioteca Joanina e a Sala dos Capelos, com início previsto para as 17h55, momentos abertos à participação da comunidade no Pátio das Escolas.