Tondela brindou entre sexta-feira e domingo (4,5 e 6 de julho) aos melhores vinhos brancos produzidos no concelho, na região demarcada do Dão e do país.

Nesta que foi a 10ª edição do Tondela Brancos foi batido o recorde de expositores presentes. Pela primeira vez marcaram presença mais de três dezenas de produtores de vinho de vários pontos do país, com predominância para o Dão. O Porto e Douro, a região dos Vinhos Verdes, Trás-os-Montes e até o Algarve também participaram, mostrando e dando a provar os seus melhores néctares.

“Este ano assinalámos uma data redonda, a 10ª edição, que ficou marcada por algumas novidades. Tivemos um aumento crescente de produtores no certame, não só do Dão, mas também de todo o país”, disse Carla Antunes Borges, presidente da Câmara de Tondela.

“Queria também realçar a qualidade dos produtores e dos produtos patentes. Temos aqui várias castas, níveis de produto, todos eles fantásticos e acima de tudo acreditamos que com esta 10ª edição do certame, muito sustentada, conseguimos consolidar a produção e contribuir para que os produtores se sintam mais estimulados e motivados”, acrescentou, salientando que “o vinho branco de Tondela é de primeira”, tal como o Clube Desportivo de Tondela.

Além dos expositores para prova e compra dos vinhos, o evento englobou vários momentos de animação, tudo para brindar a um dos melhores produtos do concelho.

O programa incluiu conversas temáticas, workshops, showcookings, provas comentadas, um passeio de BTT pelas quintas vinhateiras do concelho de Tondela e momentos musicais com Picas, Soraia Tavares, Diogo Zambujo e Pedro Duvalle.

Durante o certame foi ainda apresentado o “Green Cork”, projeto de recolha de rolhas de cortiça que será implementado na região, numa parceria entre a Associação de Municípios da Região e a associação ambientalista Quercus,avançando de forma piloto e nesta primeira fase no concelho tondelense.

O Tondela Brancos é um evento promovido pelo Município com o objetivo de promover e divulgar os vinhos brancos de Tondela, um produto de excelência da região do Dão, com um paladar único, fruto do “terroir” único e específico das Terras de Besteiros.