Organização conjunta da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e do Clube Escape Livre, o Slalom de Castelo Rodrigo e a Grande Perícia Automóvel realizam-se nos dias 19 e 20 de julho naquela vila raiana. As duas provas são pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Perícias, Troféu Raiano de Perícias e para o novo Troféu Júnior de Perícias, competição introduzida pela FPAK segundo sugestão do Clube Escape Livre. A edição 2025 foi apresentada no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda, com a presença de alguns dos pilotos e máquinas que vão “invadir” Figueira de Castelo Rodrigo.

Após o sucesso da edição que comemorou as Bodas de Prata daquela que é considerada a prova “Rainha das Perícias”, o Slalom de Castelo Rodrigo entra na vigésima sexta edição mantendo a fórmula de sucesso. A prova será disputada à noite e no Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo num ambiente de absoluta segurança para pilotos e, sobretudo, espectadores, que podem assistir às manobras de homens e máquinas em busca dos melhores tempos sem correrem o menor risco.

Da fórmula de sucesso faz parte, ainda, o facto da edilidade de Figueira de Castelo Rodrigo e do Clube Escape Livre manterem a aposta numa jornada dupla. Dessa forma, depois de uma noite de sábado com emoções fortes, a Avenida Heróis de Castelo Rodrigo acolhe, na tarde de domingo os pilotos do Campeonato de Portugal de Perícia para a sexta edição da Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo. Seguindo o pensamento de “perto da emoção, longe do perigo”, tudo está a ser feito para que a segurança dos pilotos e espectadores seja garantida.

Como sucede há largos anos, Figueira de Castelo Rodrigo reúne a preferência dos pilotos de perícias, cientes da importância que é ter no seu palmarés uma vitória no Slalom de Castelo Rodrigo, a prova “Rainha das Perícias”. Por outro lado, o enorme esforço do Clube Escape Livre, e da edilidade local, para oferecer as melhores condições de participação tem sido retribuído pelos pilotos que marcam presença engrossando as listas de inscritos de forma recordista. Nesse esforço inclui-se a oferta de alojamento para os concorrentes que participarem nas duas provas e que tenham de percorrer mais de 200 quilómetros até Figueira de Castelo Rodrigo.

Naturalmente que a forma como o Clube Escape Livre divulga as duas provas nos órgãos de comunicação social, dando visibilidade a pilotos e patrocinadores, é outra das razões para a participação em massa dos pilotos. Por outro lado, manter-se-á a tradição de convocar todos os pilotos para um jantar no sábado a convite da Câmara Municipal. E porque falamos de tradição, a edilidade vai premiar o melhor piloto de Figueira de Castelo Rodrigo com um troféu.

A competição já começou com a disputa das provas de Guimarães e da Mêda. Por lapso de comunicação o Clube Escape Livre divulgou, erradamente, os vencedores das duas provas. A primeira foi ganha por Filipe Aguiar, a segunda por Nelson Aguiar, fica a correção. A apresentação da edição 2025 do Slalom de Figueira de Castelo Rodrigo e da Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo decorreu no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda, com a presença do presidente da edilidade figueirense, Carlos Condesso, o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio e, ainda, vários pilotos com carros expostos.

Carlos Condesso afirmou que “esta prova já extravasou as fronteiras de Figueira de Castelo Rodrigo e é um evento nacional, no que às provas de perícia diz respeito, sendo muito importante para o nosso concelho e para a região, pois há 25 anos que atrai tanta e tanta gente que dinamiza a nossa economia e o nosso turismo. Estou certo de que a edição deste ano não será diferente e por isso continuamos a apostar nesta parceria com o Clube Escape Livre e contamos com todos em Figueira.”

Por seu turno, Luís Celínio lembrou que “os mais de 25 anos sobre a primeira edição do Slalom de Castelo Rodrigo demonstram a estreita ligação entre a Câmara Municipal e o Clube Escape Livre, que transformou uma perícia num cartaz turístico e num grande espetáculo desportivo. Figueira de Castelo Rodrigo será sempre recordada pela sua prova noturna num estádio de futebol e pela presença de Markku Alen, nome incontornável nos ralis mundiais. Por tudo isto o nosso agradecimento aos pilotos e ao público que sempre privilegiaram Figueira de Castelo Rodrigo.”

No final, os presentes brindaram ao sucesso da jornada dupla com espumante da Adega de Castelo Rodrigo, com destaque para a garrafa Magnum. Será com este espumante que todos os vencedores e os que subirem ao pódio vão celebrar.

Todos os caminhos rumam, assim, a Figueira de Castelo Rodrigo, no dia 19 de julho para o Slalom Noturno no Estádio Municipal a partir das 19.30 e, no domingo 20 de julho, a partir das 13.30 na Av. Heróis Castelo Rodrigo para a Grande Perícia Automóvel.