
O distrito de Setúbal é um dos três distritos que vai estar sob aviso amarelo amanhã, a par com Évora e Beja, segundo o comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
No entanto, este aviso vai ser alargado a mais distritos na quinta-feira.
Para Setúbal, Évora e Beja, o alerta é válido a partir das 09h00 de quarta-feira e mantém-se até às 18h00 de quinta-feira.
Para quinta-feira, 29 de maio, o aviso é alargado aos distritos Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Leiria, Santarém e Portalegre, em vigor a partir das 09h00 até às 10h00 de 30 de maio, «pela persistência de valores elevados da temperatura máxima».
No comunicado, o IPMA salienta que a temperatura «se encontra «já acima dos valores da normal climatológica do mês de maio na generalidade do território, e com tendência para uma subida gradual, mais significativa nos dias 29 e 30».
A temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30.°C na generalidade do território a partir do dia 27, terça-feira, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores acima de 35.°C na região Sul e vale do Tejo.
A continuação do tempo quente e seco deve-se a uma massa de ar quente proveniente do Norte de África.
Esta situação irá alterar-se no final de maio, com uma depressão que se está a formar também na costa de África, e que irá entrar em território nacional, o que pode causar trovoadas e até queda de granizo nos dias 30 e 31 de junho.
Ainda segundo o IPMA, a partir de 1 de junho, as temperaturas vão descer de forma abrupta,