As Jornadas de Ambiente de Setúbal regressam este ano com um programa alargado até ao final de junho, culminando com a comemoração do Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, e a realização de iniciativas de sensibilização, arte urbana e educação ambiental em diversos pontos da cidade.

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com instituições locais e nacionais, e arrancou em maio com a Semana da Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Setúbal.

O ponto alto acontece no Dia Mundial do Ambiente, com início às 09h15 na Praia da Saúde, onde está prevista uma ação de limpeza do areal que contará com a participação de cerca de 100 alunos de quatro escolas do concelho. Esta atividade integra o projeto Mar Adentro, da Associação Baía de Setúbal, com o apoio do programa ibérico Mares Circulares, promovido pela Coca-Cola e desenvolvido em Portugal em colaboração com a Liga para a Proteção da Natureza.

Ainda a 5 de junho, pelas 11h30, regressam à Doca dos Pescadores as réplicas dos roazes-corvineiros da exposição Golfinho Parade, restauradas e redecoradas por alunos das escolas de Setúbal. Durante o dia haverá também jogos tradicionais, pintura de murais e o workshop “Moda de Reciclagem”, entre as 14h00 e as 16h00, além da hora do conto “O Sonho que Acordou a Terra”.

Nos dias 31 de maio e 1 de junho, o Jardim do Bonfim acolhe o evento “Há Festa no Parque”, para assinalar o Dia Mundial da Criança e o encerramento do ano letivo, com atividades lúdico-pedagógicas, teatro, música, exposições, literatura, desporto e a Rua do Ambiente.

Já a 4 de junho, às 14h30, o Instituto Politécnico de Setúbal recebe uma aula aberta sobre o Projeto Cavalos-Marinhos, integrada na 2.ª edição da Semana da Sustentabilidade, no âmbito do projeto CavalSado, que mapeia a população de cavalos-marinhos no Estuário do Sado, com coordenação da empresa MarDive.

As jornadas encerram a 24 de junho, às 15h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a Conferência Ambiente OIL PRR, dedicada à apresentação dos projetos desenvolvidos em Setúbal no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A sessão inclui o lançamento de um livro ilustrado sobre alterações climáticas, a apresentação de microbosques implementados nas escolas São Gabriel e Laranjeiras, pela associação Musgo Azul, e o lançamento do Guia de Boas Práticas Ambientais.