
A cidade de Serpa volta a ser palco de um dos momentos mais emblemáticos do seu calendário cultural com a realização do Dia da Interculturalidade e da Partilha, no próximo domingo, 8 de junho. A iniciativa decorre entre as 11h00 e as 18h00, nas instalações do Mercado Municipal e da Biblioteca Municipal de Serpa.
Organizado pela Rota do Guadiana – Associação de Desenvolvimento Integrado, em parceria com a Câmara Municipal de Serpa, este evento multicultural insere-se no âmbito do XXII Encontro de Culturas e conta já com a sua 5.ª edição.
A celebração tem como principal objetivo promover o diálogo intercultural, a união e a valorização da diversidade. O programa conta com a participação ativa das comunidades imigrantes residentes no concelho, associações de imigrantes e os Agrupamentos de Escolas n.º 1 e n.º 2 de Serpa.
Entre os destaques do dia estão a degustação de sabores do mundo, com pratos de países como Angola, Cabo Verde, Índia, Paquistão, Ucrânia ou Colômbia, e uma sessão de cinema com o filme Viagem a Portugal, de Sérgio Tréfaut, seguida de debate sobre temas como imigração, discriminação e racismo.
O evento inclui ainda uma aula aberta de capoeira, demonstrações culturais, show cooking de fusão Portugal/Índia com a chef Cristina Carrasco, workshop de danças de Bollywood e um concerto final com a Associação Zariya.
A entrada é livre e o convite é aberto a toda a comunidade. Serpa celebra, uma vez mais, a riqueza das culturas que acolhe e partilha com todos os seus visitantes um dia de encontro, inclusão e festa.