
O projeto Agroflorestal das Herdades da Murta e Monte Novo, em Alcácer do Sal, está novamente em consulta pública, mas após o chumbo do projecto inicial, de plantação de mais de 600 hectares de abacate, agora prevê a implementação de um pomar de tangerinas.
A proposta é promovida pela empresa Expoentefrugal Lda, do grupo Aquaterra, e visa «transformar duas herdades sem floresta produtiva num sistema multifuncional e sustentável, numa área de 2.405,83 hectares.
O projeto propõe a plantação de um pomar de tangerinas em 360,63 ha com rega gota-a-gota alimentada por 16 furos, a rearborização de 1650,13 ha com floresta de produção, e a valorização de 366,12 ha de zonas de conservação ecológica.»
O investimento de 67 milhões de euros «aposta em energia renovável, tecnologias agrícolas sustentáveis, recuperação ecológica de habitats (como o Açude da Murta) e criação de emprego (50 permanentes e 150 sazonais), promovendo uma estratégia de desenvolvimento rural ambientalmente responsável e economicamente viável».
A consulta pública de Avaliação de Impacte Ambiental, promovida pela CCDR Alentejo, começa esta quarta-feira, 30 de julho, e irá decorrer até ao dia 10 de Setembro.