
O Porto de Sines realizou, no dia 4 de julho, a primeira operação de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) por via marítima em Portugal, através de uma operação ship-to-ship (STS), marcando um novo passo na oferta de combustíveis alternativos no setor portuário nacional.
A operação envolveu o abastecimento do navio porta-contentores «MSC Togo» com cerca de 5.400 m³ de GNL, o equivalente a 2.376 toneladas, fornecidos pelo navio «Avenir Aspiration», enquanto o navio operava no Terminal XXI – Terminal de Contentores de Sines. A operação foi assegurada pela empresa multinacional Axpo, com o apoio do agente portuário Wilhelmsen Port Services.
A realização desta operação seguiu os regulamentos e procedimentos internacionais de segurança, contando com a presença das tripulações dos navios envolvidos, do operador do terminal PSA Sines, da autoridade portuária, da autoridade marítima e da empresa Reboport, responsável pelo apoio na manobra de atracação.
O GNL é considerado um combustível de transição no processo de descarbonização do setor marítimo, tendo sido registado um aumento na construção de navios movidos a este tipo de energia. O Porto de Sines reforça, com esta operação, a sua capacidade para abastecer navios com combustíveis alternativos, potenciando a sua integração em corredores marítimos verdes e consolidando-se como plataforma logística e energética de referência internacional.